PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Na China, Microsoft usa preço baixo para combater pirataria

Empresa diz que decisão ajudou a impulsionar as vendas no país asiático

Por Carla Miranda
Atualização:

A iniciativa de grandes empresas de software, como a Microsoft e a Autodesk, de baixar os preços na China para enfrentar a pirataria deu resultado, segundo uma reportagem do "Wall Street Journal Americas", traduzida para o português.

PUBLICIDADE

---Enquete: os países emergentes correm risco de bolha?Radar Econômico é finalista do prêmio Top Blog. Vote! ---

O presidente da Microsoft na Grande China disse ao jornal que a decisão "definitivamente" ajudou a impulsionar as vendas da Microsoft no país asiático, mas não deu detalhes.

Já o representante da Autodesk na Ásia e Oceania deu números significativos: desde o ano passado, quando a empresa resolveu cobrar na China metade do preço praticado nos Estados Unidos, o número de licenças no país mais que dobrou. Antes, o valor dos softwares no país asiático eram em torno de 20% a 30% menores que nos EUA.

Segundo o jornal, as empresas reconhecem que o combate à pirataria somente por meio de processos judiciais tem um efeito limitado. As companhias perceberam, ainda, que muitos chineses estão dispostos a pagar o "preço certo" pelos produtos. Antes, a Microsoft usava na China a mesma faixa de preços que nos EUA, sendo que os salários no país asiáticos são muito menores.

Publicidade

Leia a reportagem completa no site do "Wall Street Journal Americas"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.