finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Nos EUA, livros migram das livrarias para lojas diversas

Editoras emplacam seus produtos em redes de vestuário e alimentação

Carla Miranda

28 de fevereiro de 2011 | 11h34

dogs_livro_reproducao_1.jpg

 

Heidi_Montag_Shopping_Banner.jpg

Livros como o “Dog” (no alto) são vendidos na butique Kitson, onde celebridades como Katy Perry e Heidi Montag (acima) compram roupas (fotos: Kitson/Divulgação)

Editoras nos Estados Unidos estão conseguindo emplacar seus livros em lojas que não têm nada a ver com o mercado editorial, à medida em que as grandes livrarias estão mudando o foco para produtos eletrônicos, relata o “New York Times”.

A Kitson, uma rede de butiques frequentada por celebridades, vendeu no ano passado 10 mil livros, o dobro do ano anterior.

Ao mesmo tempo, editoras veem pouco espaço para crescimento em grandes livrarias. A Barnes & Noble, por exemplo, está reduzindo o espaço para livros e aumentando a presença de leitores de e-books, de jogos eletrônicos e de brinquedos educativos. Outra livraria, a Borders, pediu recuperação judicial contra falência em fevereiro.

Além de lojas de roupas, as editoras tentam emplacar livros em diversos outros tipos de comércios, de alimentação a produtos para pesca.

Não custa lembrar que livros são vendidos fora de livrarias há décadas. A novidade é que agora as lojas não especializadas estão aumentando as vendas de livros, enquanto as livrarias estão reduzindo.

Leia a reportagem no site do “New York Times” (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: