As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Novo premiê britânico defende pacote de regulação com França

Cameron disse a Sarkozy que está disposto a adotar medidas em conjunto

Carla Miranda

21 de maio de 2010 | 11h58

camercon_sarkozy_reproducao.JPG
Cameron e Sarkozy (imagem: reprodução de vídeo/Reuters)

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, reuniu-se com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, nesta sexta-feira, 21, e disse que está disposto a trabalhar em conjunto com Paris em um “pacote bem focado” de aprimoramento da regulação financeira na Europa, como mostra o vídeo do encontro publicado no site do jornal britânico The Guardian.

Leia excertos dos discursos:

David Cameron

“O presidente [Sarkozy] e eu temos uma agenda compartilhada. […] Nós defendemos uma reforma financeira, defendemos a ideia deuma taxa sobre os bancos, nós concordamos com a ideia do presidente [dos Estados Unidos, Barack] Obama, de que os bancos não devem se envolver nas atividades mais arriscadas, as práticas dos chamados ‘bancos cassinos’. […] Nessas áreas, os britânicos e os franceses podem trabalhar juntos em um pacote bem focado para dar segurança ao sistema financeiro no futuro.”

“É muito importante que a zona do euro esteja estável e em crescimento. É nosso interesse nacional. Nós devemos trabalhar junto com países de toda a zona do euro.”

Nicolas Sarkozy

“Estou entre os que percebem que unidos nós somos mais fortes do que se estivéssemos isolados.”

“O euro é uma história de sucesso, porque em pouco tempo se tornou a segunda moeda do mundo. Não devemos julgar o euro pensando no que se passou nos últimos dias.”

Assista ao vídeo no site do jornal The Guardian (em inglês e francês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.