PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Para jornal canadense, futuro do Brasil pode estar chegando

Diário entra na onda das reportagens positivas sobre o País no exterior

Por Carla Miranda
Atualização:

Mais um jornal estrangeiro entra na onda de reportagens positivas sobre a economia brasileira. O canadense The Globe and Mail publicou um texto afirmando que "agora, talvez pela primeira vez, o futuro em que os brasileiros sempre acreditaram - de um país de certa prosperidade, influência internacional e respeito global - pode lentamente estar se revelando".

PUBLICIDADE

O diário considera que "os últimos oito anos foram notavelmente bons" na economia, com inflação baixa de 4% a 5% ao ano (na verdade, superou 12% em 2002, depois fechou 2003 em 9,3% e 2004 em 7,6%, e só em 2007 e 2009 é que ficou entre 4%e 5%) e crescimento do Produto Interno Bruto sustentável, em torno de 4% e 5% ao ano (nos últimos dez anos, o PIB nunca ficou nessa faixa, esteve sempre acima ou abaixo).

Apesar da imprecisão nos dados, conceitualmente o jornal acerta ao ressaltar a inflação baixa (relativamente ao histórico do País) e a melhora do PIB, e acrescenta que o "melhor de tudo" é a redução da pobreza de 35% da população para 25%.

O jornal também ressalta a relação do País com o FMI: "Quem pensaria, uma década atrás, que o Brasil emprestaria dinheiro ao Fundo Monetário Internacional?" e diz que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 "vão voltar as atenções internacionais para o Brasil como nunca antes".

Leia a reportagem na íntegra (em inglês)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.