As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Petrobras fica entre as marcas mais valiosas do mundo; Google lidera

Apple passa Microsoft e fica em terceiro lugar, atrás da IBM; veja ranking

Carla Miranda

28 de abril de 2010 | 11h06

Atualizado às 12h04

A Petrobras entrou para o ranking “2010 BrandZ Top 100”, da Millward Brown Optimor, que apresenta as cem marcas mais valiosas do mundo. A empresa estréia na 73ª posição, com sua marca avaliada em US$ 9,7 bilhões.

Além da petrolífera, o Brasil tem apenas mais um representante na lista, o Bradesco, que já aparecia no ano passado na 98ª posição e permanece no mesmo lugar. A marca do banco vale US$ 7,4 bilhões, segundo a pesquisa, uma alta de 13% em relação aos US$ 6,6 bilhões verificados no levantamento anterior.

RADAR ECONÔMICO NO TWITTER
 Acompanhe: @radar_economia
http://twitter.com/radar_economia

O topo do ranking mundial continua intacto nas mãos do Google, marca avaliada em US$ 114,3 bilhões (alta de 14% sobre um ano antes), bem à frente do vice-líder, a IBM (US$ 86,3 bilhões).

Apple passa Microsoft

Abaixo do Google, a disputa entre as empresas – todas de tecnologia, até o quarto lugar – está embolada. A Apple subiu três posições e agora é a terceira marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 83,1 bilhões. Com isso, a empresa da maçã passou a arquirrival Microsoft, que estava em segundo lugar no ano passado e agora caiu para o quarto, valendo US$ 73,3 bilhões.

Bancos sobem; carros descem

Apesar do clima de desconfiança que se gerou com o estouro da crise internacional no final de 2008, em 2009 (ano a que se refere o ranking) as marcas que mais ganharam valor foram as das instituições financeiras, segundo uma análise do Financial Times sobre a pesquisa. Em conjunto, elas aumentaram o seu valor em 12%. Em seguida, vêm cerveja (10%), tecnologia (6%) e fast-food (1%).

O setor cujas marcas mais perderam valor foi o de carros, com queda de 15%. Seguros (perda de 7%) e café (6%) aparecem em seguida entre as que tiveram pior desempenho.

Brics estão presentes

A Índia teve neste ano sua primeira marca a aparecer no ranking, a ICICI, em 45º lugar. Com isso, pela primeira vez os quatro países emergentes que formam o grupo dos Brics (Brasil, Rùssia, Índia e China) estão representados no ranking.

 

Conheça as marcas mais valiosas do mundo, segundo o ranking 2010 BradZ Top 100:

Posição Mudança ante 2009Marca Valor em 2010 (US$ bi) 
1=Google114,260
22IBM86,383
33Apple83,153
4-2Microsoft76,344
5-2Coca-Cola 67,983
6-1McDonald’s66,005
73Marlboro57,047
8-1China Mobile52,616
9-1GE45,054
10-1Vodafone44,404
111ICBC43,927
125HP39,717
13-2Walmart 39,421
142BlackBerry30,708
1511Amazon27,459
16-1UPS26,492
174Tesco25,741
1818Visa24,883
196Oracle24,817
2014Verizon Wireless24,675
21-2SAP24,291
226AT&T 23,714
237HSBC23,408
243Bank of China21,960
25-7BMW21,816
26-12Toyota21,769
27-3China Construction Bank20,929
28-6Gillette20,663
29=Louis Vuitton 19,781
307Wells Fargo18,746
317Santander18,012
32 = Nintendo17,834
33-2Pampers17,434
34NewBP17,283
35-2Cisco16,719
3612RBC16,608
374Bank of America16,393
3814Budweiser15,991
39NewExxonMobil15,476
40NewShell15,112
41-21Disney15,000
425Carrefour14,980
43-30Nokia14,866
44-1Accenture14,734
45NewICICI14,454
464Honda14,303
479Colgate14,224
48-25Intel14,210
49-4L’Oréal 14,129
503Orange14,018
51NewPetroChina 13,935
52-6American Express13,912
53-13Mercedes13,736
54-5Citi 13,403
558T-Mobile13,010
56-1BBVA12,977
57-18NTT DoCoMo 12,969
58-14Pepsi12,752
59Nike12,597
602Movistar 12,434
615Chase12,426
62-5Target12,148
63-5H&M12,131
64-4Subway12,032
65-30Porsche12,021
66-24Dell11,938
6720MasterCard11,659
6833Samsung11,351
69NewTelcel 10,850
707O210,593
71-10TD10,274
72-1MTS9,723
73NewPetrobras 9,675
74-5FedEx9,418
7532Baidu 9,356
76-22Ebay9,328
77-26Siemens9,293
7810Goldman Sachs9,283
79-15Wrigley’s9,201
80-4Zara 8,986
81-11Home Depot8,971
82-3Red Bull8,917
83-9Aldi8,747
84-17Nissan8,607
854Starbucks8,490
86-4Hermès 8,457
873Barclays8,383
88NewUS Bank8,377
89-11Standard Chartered8,327
90-10China Merchants Bank8,236
91State Farm8,214
92-20Beeline8,160
93-10JP Morgan8,159
948Sony 8,147
95-3Morgan Stanley8,003
96-31Auchan 7,848
97-11Gucci7,588
98Bradesco 7,450
99-24Avon7,293
100-1Tim 7,280

 

Baixe a íntegra da pesquisa com tabelas e dados (em inglês)

Leia análise feita pelos organizadores da pesquisa (em inglês)

Veja tabelas por setor e região, compiladas pelo FT (em inglês)

Leia análise do Financial Times (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.