PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Aparente erro no Google Chrome diminui segurança, diz site

Ronaldo Lemos alerta para riscos na internet, citando blog americano

Por Carla Miranda
Atualização:

Para entender o assunto, Lemos recomenda artigo publicado no blog "Freedom to Tinker".

PUBLICIDADE

O texto afirma que o Chrome 8, navegador de internet do Google, "parece conter um bug" que confunde o usuário, fazendo com que ele não saiba se está navegando no site correto ou em um clone.

O Internet Explorer 9, o Firefox 4 e o Safari 4 exibem - na mesma barra onde aparece a URL (endereço) do site visitado - o nome da instituição responsável pelo site, no caso de sites

Por exemplo, ao entrar na página de um banco, esses três navegadores mostram, além do ícone de um pequeno cadeado, o nome do banco. Já o Chrome, nem sempre exibe o nome.

O cadeado significa apenas que o usuário está em uma conexão criptografada, mas não diz de quem é a conexão. É possível, por exemplo, que um impostor tenha construído um site igual ao do seu banco e mesmo assim pode aparecer um cadeado - e isso independe do navegador. Por isso a importância de o navegador indicar também o nome da instituição que é dona do site.

Publicidade

Se você entrar em um site que exige senha e tiver dúvida se está mesmo na página correta ou em um clone, a dica é ver se, ao lado do endereço, aparece o nome do site. Se você estiver usando o Chrome e isso não ocorrer, a sugestão é acessar o mesmo site com outros navegadores e ver aparece.

Procurado por Radar Econômico, o Google não se manifestou sobre o assunto até o horário de publicação deste texto.

Leia o artigo no site "Freedom to Thinker" (em inglês)

Novo colaborador

* Ronaldo Lemos é diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas. Atualmente é visiting fellow na Universide de Princeton, no Center for Information Technology Policy.

Publicidade

Com este post ele inicia sua colaboração no Radar Econômico e vai nos ajudar a encontrar o que de mais relevante ou interessante for publicado na mídia sobre propriedade intelectual e tecnologia.

O Radar Econômico a partir de agora contará com a colaboração de especialistas em diversos segmentos da economia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.