As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Preço de computador pode cair no mundo, dizem especialistas

Fabricante Asus anunciou corte de preço; demanda nos EUA está fraca

Carla Miranda

23 de agosto de 2010 | 14h57

asus_computador_divulgacao_23082010.jpg
Computador Asus: empresa anunciou corte de preço nos EUA (foto: divulgação)

A fabricante de computadores Asus, quinta maior marca de PCs do mundo, anunciou que vai ajustar o preço de seus produtos em setembro para refletir o barateamento dos componentes, informa o jornal britânico “Financial Times”.

O diário, no entanto, sugere uma outra explicação para a queda no preço: a redução da demanda nos Estados Unidos. Em agosto, temporada de volta às aulas e ao trabalho, a venda desses produtos costuma aumentar, mas os últimos dados sobre este mês mostram “deterioração” no setor, afirma o periódico.

Por enquanto, nenhuma outra marca anunciou que baixará os preços. Mas analistas avaliam que essa pode ser uma tendência. Se a demanda permanecer fraca, “é um tanto provável que eles [fabricantes] precisem cortar preços”, disse ao “FT” o analista Ryan Lee, do Instituto de Pesquisas de Topologia, em Taipei.

A especialista Jenny Lai, do grupo financeiro CSLA, acrescentou: “Se eles cortarem preços nos EUA, cortarão globalmente também”.

Segundo o jornal, alguns especialistas atribuem a queda das vendas à competição exacerbada com o tablet da Apple, o iPad.

Leia a reportagem no site do “Financial Times” (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.