Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Qual o rumo dos protestos no Brasil?, quer saber o 'El País'

Todos queriam a revogação do aumento das tarifas. Assim foi feito. E agora?

PUBLICIDADE

Por Gustavo Santos Ferreira
Atualização:

Matéria publicada pelo El País nesta sexta-feira, 21, tenta responder algumas das várias perguntas sem respostas nascidas dos protestos dos mais de um milhão de brasileiros que invadiram as ruas na noite de quinta.

PUBLICIDADE

Todos queriam a revogação do aumento das tarifas. Assim foi feito.

E agora?

Desde 2005, destaca o jornal, o Movimento Passe Livre (MPL) organiza-se na luta pelo direito ao transporte público de qualidade e gratuito. Se esse objetivo maior ainda não foi conquistado, a vitória do grupo é inegável. Além da revogação do aumento das passagens, a pauta principal dos ativistas ganhou, enfim, repercussão - e mundial.

Mas e aí? A luta acabou? Uma massa liderada pelo MPL nas redes sociais se pergunta: quais os próximos passos? Estaria o MPL disposto a assumir sua liderança? Aderirá também às bandeiras moralizantes e difusas dos outros ativistas? Aliás, o que queremos agora? Saúde? Educação? Infraestrutura? Transparência? Respeito? Honestidade?

Publicidade

Pois bem. O MPL já garantiu nesta sexta-feira que está saindo de cena. Não irá mais convocar nenhuma manifestação até segunda ordem.

Posto isso, até quando as manifestações, sem um foco definido e pouco objetivas, sobrevivem? Outro questionamento ainda em busca de solução. Para a publicação espanhola, ao menos até o dia 30 de junho, data do fim da Copa das Confederações, não se deve esperar por calmaria nas ruas.

Outra pergunta: com a queda das tarifas, vence o povo ou o populismo?

Uma aspa do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é lembrada pelo El País na tentativa de solucionar esse problema: "A coisa mais fácil do mundo seria contentar as pessoas no curto prazo e tomar uma decisão populista sem explicar à sociedade as decisões que estão sendo tomadas".

Seis horas após dizer isso, andar de ônibus em São Paulo voltou a custar R$ 3,00, e não mais R$ 3,20.

Publicidade

Ainda não se sabe como uma decisão, pouco tempo antes impossível de ser tomada, tornou-se viável. E é daí que surge nova dúvida: quem vai pagar a conta? O dinheiro sairá do bolso dos donos das empresas de ônibus?

PUBLICIDADE

"Não", responde o El País. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ajuda a explicar a aposta da reportagem: "Vamos ter de cortar investimentos, as empresas não tem como assumir".

A matéria do El País evidencia o pouco que parece claro de tudo o que vem acontecendo nos últimos dias: está todo mundo perdido. Como ficou dito na reportagem, ainda faltam 15 meses para as eleições presidenciais - "uma eternidade em política". E as duas grandes forças antagônicas das urnas do País, PT e PSDB, estão fortemente arranhadas - e perplexas. Como farão para se estabilizar até lá é nova dúvida que surge. Faltam ainda muitas outras respostas antes de conseguirem responder a essa última pergunta.

Veja também

'WSJ' relata ação da PM e relaciona protestos à inflação

Publicidade

Governo prepara ajuda extra para tarifas do transporte, diz fonte

Manifestações alimentam debate sobre desigualdade social no Brasil, diz 'FT'

A música Comida, dos Titãs, de 1988, embora mais do que manjada, permanece atual e talvez ajudasse um pouco os espanhóis - e brasileiros - a entender o que se passa por aqui.

Ouça:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.