Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Roubini: alta recente das bolsas esconde mercado instável

Para economista, investidores têm comprado ações até quando ouvem más notícias

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

O economista Nouriel Roubini observa, em artigo no site Project Syndicate, que desde julho o preço das ações tem subido tanto com notícias boas como com ruins (veja gráficos abaixo, retirados do Google Finance), o que dá a falsa impressão de que os mercados tenham ficado mais estáveis.

PUBLICIDADE

Quando um dado é positivo, os investidores compram ativos, como era de se esperar. Mas quando é negativo, eles também compram por confiarem que os bancos centrais dos Estados Unidos e da zona do euro vão agir para acalmar o mercado ou estimular a economia, observa o economista.

Roubini acredita que esse comportamento não deve durar. "Mercados que sobem tanto com boas quanto com más notícias não são mercados estáveis", alerta o economista, que já foi chamado de Dr. Apocalipse por ter previsto a crise de 2008.

Para ele, decisões como a do Banco Central Europeu de dizer que comprará títulos de países dos quais o mercado se mostrar altamente desconfiado apenas servem para ganhar tempo e não resolvem a questão de fundo. Quando os investidores perderem a confiança nos formuladores de políticas, diz Roubini, a instabilidade voltará.

O economista não vê sinais de que a Europa estaria caminhando na direção das reformas que ele considera necessárias, a saber, a união bancária, fiscal e econômica e o estabelecimento de políticas que restaurem o crescimento, as contas externas e a competitividade. "Fazer isso será muito difícil", opina.

Publicidade

O artigo foi publicado na semana passada, mas a tendência apontada permanece: as ações continuam subindo mesmo sem notícias de que os problemas de fundo citados acima estejam sendo resolvidos.

EUA (Dow Jones)

Reino Unido

França

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.