PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Sarkozy insinua que Obama já optou por Lagarde para o FMI

Presidente francês disse ter conversado com o americano sobre o assunto

Por Carla Miranda
Atualização:

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, teve uma reunião bilateral com seu colega americano, Barack Obama, durante o encontro do G-8 em Deauville, França. Na conversa, um dos assuntos foi a indicação da ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, para dirigir o FMI (Fundo Monetário Internacional), informa o jornal "Les Echos".

PUBLICIDADE

Terminado o encontro, Sarkozy insinuou que Obama apoia o nome da ministra para o cargo. Primeiro, o presidente francês disse que "seria difícil imaginar um desacordo" entre Obama e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, sobre o assunto. Na semana passada, Hillary dissera que oficialmente os EUA ainda não têm um candidato, mas que "considera bem-vinda uma mulher bem qualificada para ocupar o posto".

Depois, Sarkozy afirmou, em entrevista coletiva: "É claro que nós [o presidente francês e o americano] conversamos [sobre Lagarde]. Eu acredito que a decisão dele está tomada e que ele aguarda o momento oportuno de anunciá-la". O título da reportagem do "Les Echos" é: "Christine Lagarde praticamente assegurada para a direção do FMI".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.