PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Telefónica cogita comprar Portugal Telecom, diz jornal

Problemas no Brasil fazem empresa espanhola pensar em solução radical

Por Carla Miranda
Atualização:

A companhia espanhola Telefónica cogita tomar uma decisão "radical" devido a problemas nas suas operações brasileiras, afirma o jornal britânico Financial Times. Entre as possibilidades está a compra da Telecom Italia - tema já muito especulado - ou mesmo da Portugal Telecom, segundo a reportagem.

PUBLICIDADE

A publicação deixa claro que por enquanto nenhuma decisão foi tomada, mas acrescenta que a empresa "explora muitas soluções ambiciosas". O objetivo seria "curar uma doença no coração do império latino-americano da companhia" - o Brasil.

O jornal cita três problemas principais da Telefónica no Brasil. Primeiro, o fato de reguladores terem insistido na suspensão temporária das vendas de pacotes de banda larga depois que muitos clientes ficaram sem acesso à internet devido a duas falhas na rede.

Segundo, o crescimento da Vivo (que pertence à Telefónica e à Portugal Telecom) está se desacelerando. Terceiro, o aumento da competição no mercado brasileiro, depois da fusão da Brasil Telecom com a Telema (Oi). Ainda, a francesa Vivendi "serrou" o interesse da Telefónica em comprar a brasileira GVT, e a mexicana América Móvil, arquirrival da Telefónica na América Latina e dona da Claro no Brasil, anunciou planos de integrar negócios de telefonia fixa e móvel.

Para responder à decisão da América Móvil, diz o Financial Times, a Telefónica tem intenção de fundir seus ativos em telefonia fixa e móvel no Brasil. A empresa espanhola é dona de metade da operadora Vivo, e está relutante em "compartilhar sinergias" com a Portugal Telecom, proprietária da outra parte da operadora.

Publicidade

O presidente mundial da Telfónica, César Alierta, já tentou várias vezes comprar a parte da Portugal Telecom na Vivo, mas, desta vez, a intenção é comprar a própria Portugal Telecom, diz o jornal.

Leia reportagem no site do Financial Times (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.