As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

EUA: temas econômicos são principal preocupação de 61%

Pesquisa mostra que e saúde e educação são importantes para menos de 5%

Carla Miranda

30 de junho de 2011 | 10h23

Uma pesquisa da rede de TV CBS e do “New York Times” publicada no jornal nesta quinta-feira, 30, mostra que a economia é, disparada, o principal problema dos Estados Unidos na opinião dos americanos. O mesmo estudo mostrou que a avaliação sobre a forma como o presidente Barack Obama conduz a econoima teve uma leve melhora.

Do total de entrevistados, 27% acham que o principal problema do país é a economia e 26% acreditam que é o emprego. Ouros 7% afirmaram que a maior preocupação é com o déficit das contas públicas. Somando esses três grupos, pode-se afirmar que os temas econômicos são a maior preocupação de 61% dos americanos.

Pouca gente, hoje, se preocupa com temas não econômicos nos EUA. A atuação do governo na  saúde, por exemplo, é a principal preocupação de apenas 4% da população; a educação, só de 2%; as guerras, de 3%. Na pesquisa, o meio ambiente aparece com um tracinho (menos de 1%).

Obama

A pesquisa mostrou que 47% da população aprova o presidente Barack Obama (no levantamento anterior eram 48%) e 44% dela desaprova (antes eram 43%).

Perguntados sobre a forma como Obama conduz a economia, a aprovação oscilou positivamente de 37% para  39% e a reprovação caiu de 56% para 52%.

Veja a íntegra da pesquisa no site do “New York Times” (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.