PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

'The Economist' defende que ricos paguem mais imposto

Revista, tradicionalmente liberal, explica por que essa medida é desejável agora

Por Carla Miranda
Atualização:

A revista britânica 'The Economist', tradicionalmente favorável ao livre mercado e a uma baixa intervenção do Estado na economia, apresenta na edição desta semana três argumentos em defesa do aumento de impostos sobre os mais ricos.

PUBLICIDADE

É a segunda vez que o semanário adota uma posição que, se fosse vista fora do contexto da crise internacional, pareceria incongruente com os valores da publicação. No início do ano, a "Economist" defendeu a moratória da Grécia.

Outra posição polêmica da revista: em seu site, ela abriu um debate com o título: "Esta casa acredita que o yuan será a principal moeda de reserva do mundo nos próximos dez anos".

Imposto sobre ricos

Em reportagem de capa intitulada "Caçando os ricos", a revista explica por que, neste momento, acredita que os mais abastados devam contribuir mais para a redução do déficit das contas públicas nos países com problema de endividamento.

Publicidade

"Em geral, os instintos desta publicação apoiam um governo pequeno e são contrários a uma maior taxação para pagar um estado de bem-estar insustentável", afirma a reportagem. "Mas há três boas razões pelas quais os ricos devam pagar mais taxas." São elas: 1. "Os déficits [nas contas públicas] no Ocidente não devem ser cobertos apenas por corte de gastos. Nos Estados Unidos, a receita do governo é historicamente baixa por causa de anos de reduções"; 2. "Cortes de gastos caem de forma desproporcional sobre os menos abastados. Além disso, a globalização tem recompensado os vencedores mais generosamente"; 3. Pode-se aumentar a participação dos ricos simplesmente tornando o regime tributário mais eficiente, diz a "Economist". Nos EUA, há muitas formas de dedução de impostos, e os ricos normalmente são os que mais se beneficiam. "Acabar com essas deduções simplificaria o regime e permitiria [ao governo] levantar US$ 1 trilhão por ano." Na Europa, a solução seria mudar o modelo tributário, com os governo arrecadando mais em cima da propriedade privada do que em cima da renda. Isso não desestimularia. Isso permitira uma participação maior dos ricos na receita pública, "sem afetar o dinamismo da economia".

França e Itália aderiram

A reportagem está no contexto de uma discussão internacional sobre um eventual aumento de taxas sobre a população mais rico dos países desenvolvidos.

Essa medida é defendida pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e pelo partido Trabalhista britânico. Na França e na Itália, já foi instituída uma taxa de 3% sobre rendas superiores a 500 mil euros e 300 mil euros por ano, respectivamente.

Leia a reportagem sobre taxa de ricos no site da 'Economist' (em inglês)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.