carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Um milhão de casas serão ‘tomadas’ por bancos nos EUA

Só em NY há 87 mil imóveis em poder de bancos ou em vias de serem apreendidos

Carla Miranda

23 de maio de 2011 | 16h21

Um milhão de residências nos Estados Unidos estão em processo de serem apreendidas por bancos e outras instituições financeiras porque seus donos não têm condições de pagar dívidas, segundo levantamento da empresa de pesquisas do setor RealtyTrac. Outras 872 mil moradias já estão em poder dessas instituições.

Os dados foram publicados no jornal na edição desta segunda-feira do jornal “The New York Times”.

Esses números são bem superiores ao verificado antes da crise financeira de 2008. Em janeiro daquele ano, havia cerca de 500 mil moradias em poder de instituições financeiras e outro tanto em processo de ser apreendidas.

O “New York Times” alerta que o atual cenário pode gerar um círculo vicioso no setor imobiliário que acabe por atrasar mais a recuperação econômica dos EUA. Após acumular um “império imobiliário”, nas palavras do jornal, as instituições financeiras terão dificuldade para desovar esse estoque no mercado, o que pode provocar uma queda ainda maior no preço das residências.

Só na cidade de Nova York, existem 97 mil imóveis em poder de instituições financeiras ou em fase de ser apreendidos. A situação é ainda pior em locais como Los Angeles (98 mil) e Chicago (122 mil). Em Miami, há 96 mil residências nessas condições.

Leia a reportagem no site do “New York Times” (em inglês)

Veja outros dados sobre a apreensão de imóveis nos EUA

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: