As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Youtube acusa Viacom de publicar vídeos ‘secretamente’

Produtora de conteúdo teria distorcido vídeos para parecerem roubados

Carla Miranda

19 de março de 2010 | 15h45

O Youtube acusou a Viacom, dona da Paramount Pictures e de marcas como MTV e Nickelodeon, de colocar “secretamente” no site de vídeos conteúdo com direitos autorias reservados.

“Ao longo de anos, a Viacom, secreta e continuamente, colocou seu conteúdo no Youtube, mesmo enquanto reclamava publicamente da presença [desses vídeos no Youtube]”, afirmou a chefe do conselho do Youtube, Zahavah Levine, no blog oficial da empresa.

A representante do Youtube acrescentou que a Viacom contratou “não menos do que 18 agências” para colocar os vídeos no site.

“Ela [a Viacom] deliberadamente ‘distorceu’ os vídeos para fazê-los parecer roubados ou vazados. Ela abriu contas no Youtube usando endereços de e-mail falsos”, diz Levine no blog.

A afirmação foi postada ontem (quinta-feira, 18), mesmo dia em que a Justiça dos Estados Unidos abriu a público documentos da ação que a Viacom move contra o Google, dono do Youtube.

Entre as páginas do processo, encontram-se transcrições de e-mails trocados entre dois co-fundadores da empresa, que a Viacom interpretou como sendo um indício de que o site de vídeos ignora as leis de direito autoral para ganhar audiência com conteúdo publicado ilegalmente por usuários do Youtube.

Leia a íntegra do texto de Levine no blog do Youtube (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.