Foto do(a) blog

Notícia e análise, sem fronteiras

Youtube acusa Viacom de publicar vídeos 'secretamente'

Produtora de conteúdo teria distorcido vídeos para parecerem roubados

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

O Youtube acusou a Viacom, dona da Paramount Pictures e de marcas como MTV e Nickelodeon, de colocar "secretamente" no site de vídeos conteúdo com direitos autorias reservados.

PUBLICIDADE

"Ao longo de anos, a Viacom, secreta e continuamente, colocou seu conteúdo no Youtube, mesmo enquanto reclamava publicamente da presença [desses vídeos no Youtube]", afirmou a chefe do conselho do Youtube, Zahavah Levine, no blog oficial da empresa.

A representante do Youtube acrescentou que a Viacom contratou "não menos do que 18 agências" para colocar os vídeos no site.

"Ela [a Viacom] deliberadamente 'distorceu' os vídeos para fazê-los parecer roubados ou vazados. Ela abriu contas no Youtube usando endereços de e-mail falsos", diz Levine no blog.

A afirmação foi postada ontem (quinta-feira, 18), mesmo dia em que a Justiça dos Estados Unidos abriu a público documentos da ação que a Viacom move contra o Google, dono do Youtube.

Publicidade

Entre as páginas do processo, encontram-se transcrições de e-mails trocados entre dois co-fundadores da empresa, que a Viacom interpretou como sendo um indício de que o site de vídeos ignora as leis de direito autoral para ganhar audiência com conteúdo publicado ilegalmente por usuários do Youtube.

Leia a íntegra do texto de Levine no blog do Youtube (em inglês)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.