PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog do Caderno de Imóveis

Bienal de Arquitetura de São Paulo sugere integração para habitações populares

 

Por
Atualização:
Na mostra. Projetos mostram alternativas à uniformização (Imagem: Helvio Romero/Estadão) Foto: Estadão

GUSTAVO COLTRI

PUBLICIDADE

As habitações populares e econômicas também estão na mira da X Bienal. A mostra no Museu da Casa Brasileira propõe opções à massificada produção imobiliária para tais segmentos.

Um dos trabalhos em exposição é um estudo realizado pelo Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (LabHab/Fau) que aponta a qualidade ruim dos projetos. Haveria nos empreendimentos aspectos como o incentivo à segregação espacial e social nas periferias, a falta de áreas verdes e de convívio para moradores e a aposta na uniformidade de usos e de tipologias.

"Uma simulação feita pelo LabHab, com uma variação significativa do preço da terra (simulações com variação de até 100%), mostrou que, ao contrário do que se costuma dizer, o aumento do preço fundiário tem rebatimento relativamente baixo no custo final dos empreendimentos (em torno de 20%)", revela um dos textos da mostra, que divulga planos de arquitetos consagrados para combate aos problemas.

Um dos focos principais da exposição, segundo o curador Guilherme Wisnik, é chamar a atenção para o programa federal Minha Casa, Minha Vida, que já entregou 1,3 milhão de moradias no País, grande parte delas com alto grau de padronização em regiões distantes.

Publicidade

Os trabalhos abertos à visitação apostam em empreendimentos - inclusive de programas de habitação governamentais - integrados ao tecido urbano, com promoção da variabilidade de plantas, incentivo ao uso misto, integração com o meio ambiente e fachadas sofisticadas em materiais e cores. Alguns edifícios populares até lembram lançamentos imobiliário de padrão bem mais elevado espalhados por regiões descoladas da cidade.

-

VEJA TAMBÉM

-

Projetos da Bienal de Arquitetura discutem possibilidades e tendências de moradias

'Casa Bola' mostra a visitantes facetas da experiência de viver

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.