Foto do(a) blog

O blog do Caderno de Imóveis

Corretagem de imóveis antes de lançamentos começou na informalidade

PUBLICIDADE

Por
Atualização:
 Foto:

GUSTAVO COLTRI

PUBLICIDADE

O pirata se sofisticou de forma significativa com o passar dos anos. De acordo com Bruno Vivanco, da imobiliária Abyara Brasil Brokers, a prática surgiu graças à iniciativa de vendedores atentos à movimentação dos incorporadores.

"Essa história começou com a sacada de alguns corretores. Eles ficavam sabendo de um lançamento e se antecipavam. Iam para o terreno, colocavam uma faixa na frente e começavam a cadastrar os potenciais clientes", diz o executivo, há 25 anos envolvido com o mercado imobiliário.

Por muitos anos, o pirata permaneceu como uma ação extraoficial, sustentado pela ação exclusiva e individual dos vendedores, segundo Vivanco. Sem a participação dos incorporadores, os corretores costumavam sentar em cadeiras nas calçadas diante dos terrenos, sob guarda-sóis improvisados. Eventualmente utilizavam veículos próprios como outdoor - como hoje, muitas vezes, ainda ocorre na frente de empreendimentos em fase de conclusão.

"De um lado, a Prefeitura e o MP começaram a olhar para a atividade. De outro, o incorporador viu a importância dela." Com o apoio dos empresários, o pirata transformou-se em um quartel-general dos corretores para a prospecção de clientes - hoje são pequenos estandes até com ar-condicionado. "No passado, era um trabalho passivo. Agora, ele é ativo."

Publicidade

-

VEJA TAMBÉM

-

Pré-venda de imóveis na planta impõe série de restrições à atividade de corretores

Montagem de estande de imóveis antes do lançamento pode configurar abuso, diz MP

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.