Foto do(a) blog

O blog do Caderno de Imóveis

Feicon Batimat começa nesta terça-feira na capital paulista

A 20ª edição da Feicon Batimat - Salão Internacional da Construção começa na terça-feira no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Durante quatro dias, profissionais da área e o público interessado em novidades sobre acabamento poderão visitar 800 estandes, 50 a mais do que no ano passado, distribuídos em uma área de 85 mil metros quadrados.

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

A previsão é de que 130 mil pessoas circulem pelos corredores da feira - mesmo público atingido no ano passado. Os destaques deste ano são os produtos com foco na sustentabilidade e nos revestimentos bactericidas.

PUBLICIDADE

"Até então, somente depois de construir os imóveis é que se pensava em ações para garantir a proteção dos cômodos, com a utilização de agentes antifungos e bactericidas. A novidade deste ano é que as empresas já começam a oferecer soluções no próprio material utilizado para a construção", comenta a diretora da feira, Liliane Bortoluci.

Segundo ela, a forte conscientização de proteção ao meio ambiente também vem se refletindo nos lançamentos deste ano. "Muitas empresas vão apresentar produtos ecologicamente corretos que enfatizam o consumo moderado de água e energia tanto durante a obra como depois da conclusão", diz.

A Biomassa do Brasil, por exemplo, vai expor seu novo assentamento de blocos com aplicador ergonômico que leva a uma perda zero na utilização. A massa já vem pronta, não necessitando de água, aditivos ou misturas. A empresa também lançará uma tinta especial que reflete até 80% do calor, reduzindo assim a temperatura das paredes, o que pode gerar uma economia de até 25% em energia elétrica usada para resfriar ambientes.

Já a Sika trará ao mercado a uma manta líquida de acrílico elástico que já vem preparada e impermeabiliza as áreas onde for aplicada em apenas oito horas após a última demão. Deve ser utilizada em lajes, áreas frias, baldrames, marquises, calhas, superfícies metálicas, telhados e abóbodas, que podem ser revestidos de assentamento cerâmico, com argamassa colante diretamente sobre o produto - que tolera alongamento de 400% sem necessidade de emendas.

Publicidade

A aposta da Weber Saint-Gobain, é um produto para impermeabilizar coberturas sem trânsito de pessoas, como lajes de concreto armado e telhas cerâmicas e de fibrocimento. Manta líquida à base de resina acrílica, é resistente aos raios ultravioleta e apresenta solução de baixa absorção de água e retenção de fuligem. O produto suporta movimentações da estrutura e fissuras e auxilia na redução da temperatura interior do ambiente, servindo como barreira a agentes contaminantes externos.

Esta também é uma função do acabamento da Telha Colonial Brasilit, que além de apresentar solução biológica contra fungos vem com a tecnologia Cimento Reforçado com Fios Sintéticos (CRFS), que não contém amianto e pode ser pintada da cor que o usuário final quiser. Fabricada em fibrocimento, seu sistema de madeiramento permite economia de 25% no material.

No chão, as bactérias são o alvo do piso Unique SK da Revitech, que é auto-limpante sem utilizar produtos químicos, ameniza odores e tem propriedades acústicas. Apresenta uma camada de NanoSilver, que destrói as bactérias, e uma outra, de NanoTiO2, que ajuda a decompô-las por meio de oxidação química. O produto também purifica o ar através da fotocatálise, o aceleramento de uma reação com luz natural ou artificial, removendo até nicotina.

Para as áreas externas, uma das novidades são as luminárias à base de energia solar do DNI-Key West. Durante o dia, os aparelhos transformam a luz solar em energia, que fica armazenada em uma bateria interna. À noite, as luminárias LED são acionadas automaticamente.

A Feicon Batimat é a maior feira da América Latina no setor e a quarta maior do mundo, abrangendo toda a cadeia da construção civil do Brasil, da fundação aos toques finais da obra.

Publicidade

Os segmentos participantes incluem automação; equipamentos e produtos; iluminação; aquecedores e condicionadores de ar; revestimentos; portas, janelas e acessórios; fundações e estruturas; e produtos para cozinhas e banheiros.

FEICON BATIMAT. De 27 a 31 de março. Terça à sexta das 10h às 19h e sábado das 9h às 17h, no Pavilhão do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209. Entrada: R$ 50.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.