Foto do(a) blog

O blog do Caderno de Imóveis

Lixo para fora do condomínio. Mas sempre dentro das normas

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

Prédios podem consultar pela internet hora da passagem dos coletores (Foto Werther Santana/AE)

GUSTAVO COLTRI 

 

PUBLICIDADE

Dividir o espaço com os vizinhos é um dos balizadores da vida em condomínio, mas as práticas de boa convivência não devem se encerrar do portão para fora dos edifícios. É preciso cuidado na acomodação do resíduo doméstico para o recolhimento pela Prefeitura.Cerca de 10 mil toneladas de lixo domiciliar são produzidas diariamente na capital.

 

Os empreendimentos devem respeitar os horários estabelecidos pelo poder público para a colocação dos sacos nas ruas.Seguindo determinação da Lei 13.478/02, a Prefeitura de São Paulo pede que o lixo seja posto para fora em horário próximo à passagem do caminhão coletor, quando a limpeza é feita durante o dia, e após as 18 horas, se realizada à noite.A multa por desobediência às normais é de R$ 56,40.

Publicidade

 

Pelo endereço ou pelo CEP, é possível consultar no site da Secretaria de Serviços(www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos) o horário de coleta de cada região.No portal, há ainda informações sobre as duas concessionárias que prestam serviços na cidade (Ecourbis, na reegião sul e parte da leste, e a Loga nas demais).Elas também permitem a consulta pela internet.

 

Sem obstáculos. No edifício onde Edmond Tadros, de 58 anos, é síndico, a coleta é realizada uma vez por dia, seis dias por semana, sempre no período noturno.Segundo ele, o condomínio de 30 unidades na Vila Olímpia produz diariamente resíduos para encher até quatro sacos com 100 litros de capacidade."Temos um cesto grande na frente do prédio para o lixo ser recolhido.Usamos um pedaço do jardim externo para colocá-lo, então a passagem dos pedestres fica livre", diz.

 

De acordo com a Prefeitura, as edificações mais recentes devem reservar um abrigo dentro dos limites do imóvel para a deposição dos detritos, deixando espaço para o trânsito dos lixeiros.A administração ainda lembra: de acordo com a nova lei das calçadas, em vigor na cidade desde janeiro, 1,2 metro dos passeios deve ser reservado para a circulação de pessoas.

 

Os condomínios também precisam de organização para a acomodação interna do lixo produzido nas unidades."Nos nossos empreendimentos, recomendamos a coleta nos andares de duas a quatro vezes ao dia, de acordo com a necessidade", diz o gerente regional São Paulo da operadora de condomínios Mondexflex, Osmário Reis Santos.

Publicidade

 

Os moradores devem ser informados dos horários de recolhimento pelos funcionários especialmente quando o edifício não reserva um espaço exclusivo para o depósito de lixo em cada andar."Em horários predeterminados, a pessoa da limpeza passa, e o condômino coloca o saco do lado de fora do apartamento", explica.

 

PUBLICIDADE

Prédios mais novos em geral contam com dependências no subsolo para a acomodação interna de todo o lixo enquanto a colocação dos resíduos nas vias públicas é proibida."Aos que não têm um depósito, recomendamos a utilização de um container", diz o diretor de condomínios da administradora Habitacional, Márcio Bagnato. É importante também, segundo ele, o uso de sacos reforçados e com boca larga para evitar o derramamento de lixo no chão.

 

Grandes geradores. Condomínios comerciais ou mistos são considerados grandes geradores de resíduos se excedem a produção de mil litros de lixo por dia.Nesses casos, cada conjunto é responsável pela própria coleta e deve se cadastrar na Prefeitura.Para os residenciais, não há um limite máximo estabelecido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.