PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog do Caderno de Imóveis

Preço em Ipanema é 140% superior a São Paulo

GUSTAVO COLTRI

Por
Atualização:

O distrito de Moema, em São Paulo, que engloba a Vila Nova Conceição, e Ipanema, no Rio de Janeiro, compartilham o posto de áreas mais caras de suas respectivas cidades, mas os pontos em comum entre eles não vão muito além disso.  O metro quadrado no charmoso endereço carioca é 140,33% superior ao verificado na nobre área da capital paulista, segundo dados da empresa de informações imobiliárias Geoimovel referentes a lançamentos de janeiro de 2011 a agosto de 2012.

A disparidade de preços deve-se principalmente à falta de terrenos disponíveis nas áreas tradicionalmente valorizadas da capital fluminense, na zona sul.  Além de Ipanema, os bairros do Leblon, Jardim Botânico e Lagoa figuram na frente de Moema (veja o gráfico).

" Foto: Estadão

PUBLICIDADE

No Rio, há fila de espera entre os compradores para esses bairros.  A quantidade de lançamentos é muito pequena", diz o diretor corporativo do Geoimovel e da Amaral d'Avila Engenharia de Avaliações, Celso Amaral.  Desde o ano passado, os cinco bairros mais caros da cidade receberam, juntos, apenas oito lançamentos e 156 unidades.

De acordo com o diretor da Urban Systems, Paulo Takito, apesar de São Paulo ter uma população de alta renda maior do que na capital fluminense, a elevada oferta paulistana não permite altas de preço tão expressivas.  O desenvolvimento de áreas vizinhas aos Jardins, como Vila Nova Conceição, Itaim e Moema, por exemplo, evitariam a elevação de valores no tradicional bairro.  "Aqui temos várias zonas sul.  Lá eles têm uma.  Há limitações por causa do mar, de um lado, e da montanha, de outro. "

O diretor comercial da Private Brokers Jardins da Coelho da Fonseca, André Souyoltgis, explica que, seja qual for a cidade, a predominância de edifícios antigos e sem áreas de lazer não incomoda o público classe A das áreas nobres.  "As pessoas que moram nessas regiões não se preocupam muito com estrutura de lazer nos prédios, porque elas participam dos melhores clubes locais e elas têm outros imóveis para descanso e veraneio", explica.

Publicidade

O crescimento do mercado no Rio ruma para o oeste, onde há terrenos disponíveis.  A Barra da Tijuca, com o metro quadrado avaliado em R$ 6 mil, ocupa a 13ª posição entre os maiores preços.  O bairro teve o maior número de unidades lançadas em um ano e meio, segundo o Geoimovel: 3.145 imóveis ao todo.

O vizinho Recreio dos Bandeirantes, por outro lado, é a bola da vez em número de lançamentos.  Recebeu 43 novos empreendimentos e 2.475 unidades desde o ano passado, o que representa um quinto de toda a oferta no período.  O metro quadrado de área útil por lá custa R$ 5,6 mil, o 14º do município. "A Barra pode ser comparada ao Morumbi, porque ambos são bairros com extensões, que permitiam a expansão", diz Souyoltgis.

Porto Maravilha.  A renovação da área portuária do Rio atualmente em execução pela prefeitura local com participação da iniciativa privada deve dar gás ao mercado imobiliário carioca. Batizada de Porto Maravilha, a operação urbana prevê, entre outras medidas, intervenções em 70 quilômetros de vias e 650 mil metros quadrados de calçadas, além de ações paisagísticas e obras de infraestrutura.

"Toda essa preparação já vem sendo feita e é a base para a urbanização. A cada dia isso vai ficar mais visível. Até as Olimpíadas, com certeza o porto estará bem diferente", diz o diretor da Urban Systems, Paulo Takito.  Segundo ele, o projeto tem como objetivo transformar a região um polo  autossustentável, alinhando-a a conceitos mais atuais de ocupação urbana. "O plano é desenvolver um novo centro equilibrado, onde a oferta de residências, serviços, lazer e educação estejam integrados."

Takito acredita na vocação diversificada desse novo espaço, com empreendimentos tanto de perfil compacto quanto aqueles mais amplos, para uso familiar. Em dez anos, a operação prevê aumento da densidade demográfica na área dos atuais 22mil para cerca 100 mil habitantes.

Publicidade

"Os lançamentos ali já estão começando", ressalta Celso Amaral. Um complexo com torres comerciais e hotel será lançado este mês na capital fluminense

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.