PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Wikipedia completa 10 anos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os dez anos completados pela Wikipédia neste sábado, 15, mostram não só o sucesso de um site, mas também de uma ideia: o acesso universal ao conhecimento por meio da colaboração entre os usuários.

PUBLICIDADE

Nesta 'enciclopédia virtual', quase todos os artigos podem ser editados por qualquer pessoa. A atividade é voluntária - não se paga por isso - e o acesso também.

Ou seja, aquele conteúdo que antes era permitido somente aos que podiam comprar enciclopédias, agora aparece, atualizado, a qualquer um que tenha acesso à internet.

Hoje, o site conta com nada menos que 17 milhões de verbetes, 400 milhões de usuários e está entre os 10 mais populares do mundo.

A meta para os próximos dez anos, segundo o próprio fundador Jimmy Wales, é dobrar o alcance do site, por meio de expansão nos países em desenvolvimento.

Publicidade

Para isso, alguns desafios serão encontrar colaboradores voluntários em outros idiomas (que não seja o Inglês) e manter a credibilidade do site ao ampliar o número de verbetes.

Vale lembrar, claro, que o maior desafio para essa ideia funcionar continua a ser o dos países: ampliar o acesso das populações de menor poder aquisitivo à internet.

Veja também:

- Uma década colaborativa - Entrevista com Jimmy Wales - Linha do tempo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.