Além disso, 7 em cada 10 usuários brasileiros usa TV e smartphone ao mesmo tempo, dividindo a atenção entre os dois aparelhos. Outro dado mostra que o uso de smartphones cresceu 86% em relação a 2012 e a adoção de tablets subiu 300%.
A pesquisa do Google Brasil foi encomendada à Ipsos, e ouviu 1.300 pessoas, entre maio e junho deste ano.
Compras online
No Brasil, uma compra iniciada com uma busca pelo produto via smartphone pode ser finalizada no computador (ou vice-versa), já que mais de 30% dos usuários "multi-telas" usa mais de um aparelho para concluir uma compra online, segundo a pesquisa. Essa mudança de comportamento, de acordo com o Google, representa novas oportunidades para empresas e marcas se comunicarem com os consumidores.
Nos EUA
Há um ano - em agosto de 2012 - uma pesquisa parecida foi encomendada pelo Google às empresas de análise de mercado Ipsos e Sterling Brands nos Estados Unidos. O resultado mostrou que 90% das interações diárias de um norte-americano com a mídia era por meio de telas (televisão, computador, smartphone ou tablet), contra 10% em outros meios, como revistas, jornais e rádio.
O número norte-americano, há um ano, já era maior que o dado brasileiro de hoje. Aqui, 69% da exposição à mídia é por meio de telas, segundo a pesquisa do Google Brasil. O computador é a principal tela, para a qual o brasileiro olha 26 horas por semana, em média. Depois, vem a televisão, com 19 horas. E smartphone: 13 horas.
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(Foto: Reuters)