Acesso ao Facebook via celulares simples cresce e atinge 13% do total
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Acesso ao Facebook via celulares simples cresce e atinge 13% do total

Mariana Congo

22 de julho de 2013 | 15h07

Aplicativo do Facebook para celulares simples chega a 100 milhões de usuários

O Facebook para Qualquer Telefone, aplicativo da rede social para celulares simples, atingiu a marca de 100 milhões de usuários pelo mundo. O número representa 13% das pessoas que usam o Facebook em dispositivos móveis.

O aplicativo, lançado em agosto de 2011, permite o acesso às funções básicas do Facebook, como feed de notícias e troca de mensagens, em mais de 3 mil modelos de telefones simples. Esse tipo de celular é chamado de “feature phone” e não tem sistema operacional.

Mercados emergentes como Índia, Indonésia e Filipinas – e o Brasil – são importantes no segmento de aparelhos simples, pois os smartphones ainda não são a maioria dos dispositivos móveis.

Números

Do total de 1,1 bilhão de usuários do Facebook, 751 milhões acessam a rede social via mobile, no último dado divulgado em março – sendo, então, 100 milhões via aparelhos simples.

No Brasil, dos 73 milhões de usuários, 38 milhões se conectam à rede social via dispositivos móveis e quase metade destes usam Facebook para Qualquer Telefone.

Pacote de dados

Para baratear os pacotes de dados para acesso à internet, o Facebook fez parcerias com 18 operadoras de 14 países para desconto ou acesso gratuito ao aplicativo.

O Facebook Para Qualquer Telefone foi criado inicialmente pela Snaptu, empresa israelense de tecnologia móvel, em 2007. A tecnologia foi comprada pelo Facebook em 2011.

 —

VEJA TAMBÉM

Celulares levam ‘horário nobre’ às redes sociais

Com aplicativos, TV fica mais social

Tudo o que sabemos sobre:

FacebookFeature Phonerede social

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.