As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Aniversário: Twitter faz 6 anos

Nayara Fraga

21 de março de 2012 | 15h44

Atualizado às 17h58

twitter_newbird_boxed_whiteonblue.jpg

Há exatamente seis anos, o primeiro “tuíte” era “tuitado” no Twitter. Jack Dorsey, um dos fundadores da rede social e hoje presidente executivo, dizia algo como: “criando meu twttr” (veja abaixo).

jackdorsey.jpg

À época, o site era conhecido como “Twttr”, segundo o blog de tecnologia The Next Web. De lá para cá, a rede conquistou usuários em vários países, virou canal de manifestação (como durante a Primavera Árabe) e tomou conta do cotidiano na web, a ponto de ser lembrado em alguns dicionários.

“Tweet: um post feito no serviço de mensagem online Twitter’, diz uma das definições da palavra no dicionário Merriam-Webster.

No Brasil, apesar de muitos usarem a palavra em inglês, vê-se bastante a forma aportuguesada de tweet (“tuíte”) e suas derivações. Mas a única palavra adotada oficialmente parece ser o verbo “tuitar”, incluído na 5ª edição do dicionário Aurélio, em 2010:

tuitar

Do ingl. twitt(er) + -ar2.]
Verbo intransitivo.
1. Postar no twitter comentários, informações, fotos, etc. ger. de caráter pessoal ou institucional.
2. Acompanhar os fatos, ideias, informações, etc. registrados por alguém em seu twitter. [Conjug.: v. ajuizar.] 

Não se sabe ao certo quantos usuários o serviço de microblog tem hoje. Em abril de 2011, um executivo do Twitter informou em um evento em New York que havia 200 milhões de contas registradas no site e que 70% do tráfego vinha de fora dos Estados Unidos, segundo o Read Write Web.

Mas o último dado informado oficialmente pela rede social é o de que 100 milhões de usuários foram considerados ativos em 2011. Esse número, como lembra o The Next Web, deve ser maior hoje. “Aqui fica a expectativa de que seu sexto aniversário seja uma desculpa para fazer isso (revelar as estatísticas atuais)”.

Rumores pela web já chegaram a mencionar a existência de 500 milhões de usuários. Mas, mais uma vez, nada é oficial.

A escalada do Twitter*:

– O site levou 3 anos, 2 meses e 1 dia para alcançar seu primeiro bilhão de tweets;
– 18 meses para registrar as primeiras 500 mil contas;
– tem registrado 250 milhões de tweets por dia (dado de outubro de 2011);
– emprega 900 funcionários.

O modelo de negócios do site, no entanto, ainda não se provou lucrativo. Reportagens da imprensa internacional indicam que a rede luta para fazer dinheiro. Os “tweets patrocinados” na timeline do usuário no aplicativo móvel foram um dos últimos recursos que a empresa encontrou para impulsionar suas finanças.

Segundo projeção da empresa de pesquisa eMarketer, a receita do Twitter com publicidade deve triplicar em 2014, chegando a US$ 540 milhões. Para este ano, a estimativa da receita publicitária é de US$ 260 milhões.

*Fonte: The Next Web

Tudo o que sabemos sobre:

6 anosaniversárioTwitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.