BlackBerry tem prejuízo trimestral de quase US$ 1 bi e presidente admite ‘decepção’

finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

BlackBerry tem prejuízo trimestral de quase US$ 1 bi e presidente admite ‘decepção’

Nayara Fraga

27 de setembro de 2013 | 12h43

Reuters

BlackBerry tem prejuízo líquido de US$ 248 milhões

TORONTO – A BlackBerry sofreu prejuízo trimestral de quase US$ 1 bilhão, com o balanço da empresa sendo publicado dias após a companhia aceitar oferta preliminar de US$ 4,7 bilhões  para fechar seu capital, numa proposta feita por seu maior acionista. O prejuízo ajustado, que exclui as provisões para as posições de estoque, foi de US$ 248 milhões.

A companhia, que já tinha feito alerta sobre perdas em 20 de setembro, disse que o prejuízo líquido no segundo trimestre encerrado em 31 de agosto foi de US$ 965 milhões, ou US$ 1,84 por ação, com a receita caindo 45% ante um ano antes, para US$ 1,6 bilhão.

“Estamos muito decepcionados com nossos resultados operacionais e financeiros neste trimestre e anunciamos uma série de mudanças para enfrentarmos o ambiente competitivo de hardware e nossa estrutura de custos”, afirmou o presidente-executivo da empresa, Thorsten Heins, no balanço.

O prejuízo incluiu um encargo antes de juros de cerca de 934 milhões de dólares, num impacto contábil advindo de inventários e compromissos de fornecimento relacionados ao novo smartphone Z10.

A BlackBerry afirmou que não vai realizar a tradicional conferência com investidores após a divulgação dos resultados depois de ter assinado na segunda-feira acordo preliminar para ser adquirida pela Fairfax Financial, sua maior acionista.

A acentuada queda na receita da companhia e o acúmulo de prejuízos têm revivido temores de que a BlackBerry, antes pioneira no segmento de smartphones, poderá enfrentar um colapso. A companhia planeja cortar 4,5 mil empregos, ou mais de um terço da sua força de trabalho.

A BlackBerry anunciou que vendeu 5,9 milhões de telefones no trimestre, a maioria de modelos antigos, mas reconheceu uma receita de apenas 3,7 milhões de unidades, dado que muitas vendas já haviam sido lançadas. Em contraste, a Apple afirmou ter vendido 9 milhões de seus novos iPhones 5c e 5s nos três dias após o lançamento dos modelos.

Tudo o que sabemos sobre:

Blackberry

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: