Copa 2014 tem recorde de um bilhão de interações no Facebook
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Copa 2014 tem recorde de um bilhão de interações no Facebook

Já na primeira semana do Mundial o volume de comentários e postagens superou o total do Super Bowl, Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi e premiação do Oscar somados

nayarasampaio

30 de junho de 2014 | 10h33

Não basta torcer, tem que postar no Facebook (Foto:AP)

SÃO PAULO – Com um bilhão de fotos, comentários e curtidas apenas na primeira metada da competição, a Copa do Mundo de 2014 já é o evento com maior repercussão nos dez anos da história do Facebook, segundo dados da rede social obtitos pela agência de notícias Reuters.

Cerca de 220 milhões de pessoas no mundo participaram das discussões entre os dias 12 e 29 de junho. A primeira semana do Mundial teve 459 milhões de interações, o que representou um volume maior que o Super Bowl, os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi e a premiação do Oscar combinados.

Como a bola ainda vai rolar por mais duas semanas, o torneio internacional de futebol seguramente deverá registrar novos recordes como o maior evento das redes sociais até o encerramento.

“As pessoas estão tendo conversações no Facebook sobre o que assistem nos estádios ou nas Tvs em uma escala realmente sem precedentes”, disse à Reuters o diretor do Facebook Nick Grudin.

“Além de compartilhar e se conectar com amigos, as pessoas estão se engajando em tempo real com a mídia e com as vozes públicas que mais importam”, acrescentou.

O Facebook é a última rede social a capitalizar o tráfico de dados derivado da televisão em torno dos grandes eventos como o Mundial de Futebol, uma tendência iniciada faz alguns anos pelo site de microblogs Twitter.

As pessoas usam a plataforma para comentar as coisas que assistem na TV, um tipo de interação que pode tornar-se uma nova fonte de lucros com anúncios para o Facebook.

O recorde de conversações no Facebook durante a Copa é possível graças à enorme democratização dos telefones móveis.

Sete em cada 10 usuários no mundo se conectam à rede a partir de dispositivos móveis, que representam aproximadamente 60% da arrecadação de publicidade pela companhia.

O tráfico está se acelerando na medida em que o Mundial entra em suas etapas finais. Mais de 31 milhões de pessoas produziram 75 milhões de postagens, curtidas e comentários na vitória do Brasil no sábado contra o Chile, nos pênaltis.

“Este Mundial foi um momento de catalização cultural para as personas ao redor do mundo”, disse Grudin. “Vemos o reflexo no Facebook, que é como um estádio global móvel do planeta”. Reuters

Tudo o que sabemos sobre:

Copa 2014Facebook

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.