Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Segurança de dados no Dropbox em xeque

PUBLICIDADE

Por Nayara Fraga
Atualização:

Falha. Apenas com endereço de e-mail do usuário era possível acessar conta

PUBLICIDADE

A segurança de arquivos armazenados em nuvem -- ou seja, online -- representa desafio maior a cada dia e a cada falha de empresas cujos serviços oferecidos se baseiam na web. Durante pelo menos quatro horas do último fim de semana, o site de armazenamento de arquivos online Dropbox apresentou uma falha que permitiu usuários acessarem suas contas digitando qualquer senha, informa o blog de tecnologia TechCrunch.

"Considerando que muitas pessoas depositam confiança no Dropbox, colocando nele dados importantes (um dos argumentos de venda do serviço é sua segurança), este é realmente um grande problema", diz o TechCrunch. Hoje, cerca de 25 milhões de usuários usam o serviço com o objetivo de armazenar documentos pessoais, fotos, vídeos e arquivos em geral e poder acessá-los de qualquer computador. Até 2GB, o armazenamento é grátis.

A companhia, criada em 2007 por dois estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e hoje avaliada em quase US$ 2 bilhões (segundo o TechCrunch), informa em seu blog que fez a atualização de um código que provocou um bug e afetou o mecanismo de autenticação.  A empresa está investigando se algumas contas foram acessadas de forma inapropriada.

A falha no Dropbox abre discussão para a segurança da computação em nuvem, que tem sido incluída no rol de lançamentos de produtos e serviços de grandes empresas. No quesito streaming de música, por exemplo, existe o CloudDrive, da Amazon, e, em breve, serão lançados o Music Beta, da Google, e o iCloud, da Apple (que também vai permitir a sincronização de arquivos de diferentes formatos nos aparelhos da marca).

Publicidade

A vantagem de ter tudo em nuvem é que o usuário pode se esquecer da manutenção, atualizações e segurança dos programas. Mas, em troca, o internauta deve confiar que sua informação privada, hospedada em algum lugar que ignora, ficará protegida com extrema cautela. (Veja "Os desafios da 'nuvem'" no Link.)

Veja também:

Hackers ameaçam perspectivas da computação em nuvem

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.