PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Facebook apresenta "nova maneira de o usuário se expressar"

Por Nayara Fraga
Atualização:

Quem você é. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, mostra a nova timeline

PUBLICIDADE

O Facebook apresentou nesta quinta-feira, 22, novidades que, segundo Mark Zuckerberg, oferecem aos usuários uma forma mais atraente de contar suas histórias. O centro das mudanças é o perfil. Além de um novo design e um espaço maior para colocar imagem na parte superior da página -- como num blog --, uma linha do tempo localizada no canto direito da página promete ordenar melhor as informações publicadas de acordo com o respectivo ano.

"O usuário poderá contar suas histórias numa única página", disse Zuckerberg. No evento, ele exibiu fotos pessoais da época de criança e atuais, do seu perfil, para dizer que será mais fácil organizar os dados no Facebook, assim como compartilhar. "É um novo jeito de você se expressar". Também haverá a possibilidade de mostrar num mapa quantas vezes você visitou uma cidade.

Música

Outro destaque anunciado por Zuckerberg foi o aumento da interação entre as ferramentas disponíveis na rede e os usuários. Por meio dos serviços de música que serão conectados ao Facebook, como Spotify, será possível ver (e ouvir) a canção que o amigo está escutando. "Será um novo jeito de descobrir músicas", disse o CEO da rede.

Publicidade

Alguns dos parceiros da empresa na área da música são tunein, Vevo, Mixcloud e Turntable -- ainda não há detalhes de como e onde esses serviços funcionarão. Uma das mensagens que o Facebook deixou no evento é a de "trazer as pessoas de volta para pagar por música".

O Facebook também anunciou parceria com a locadora virtual Netflix, que vive momento delicado após mudanças estratégicas. O CEO da empresa, Reed Hastings, subiu ao palco para contar que haverá uma versão social da Netflix no Facebook.

O que você leu/assistiu

Grupos de mídia também fecharam acordo com o Facebook para aumentar o poder de integração de notícias com a rede social. Assim, um dos novos recursos será o que você leu. Como exemplo, Mark Zuckerberg mostrou em seu perfil uma atualização que exibia um artigo sobre o f8 que 29 amigos seus leram (veja abaixo).

O mesmo ocorrerá com programas de TV e filmes. Zuckerberg explica que se alguns de seus amigos assistir a Piratas do Caribe, por exemplo, você terá como saber e assistir.

Publicidade

Mais novidades foram divulgadas na conferência de desenvolvedores do Facebook, f8. Veja no Link os detalhes de todos os anúncios.

---- Veja também ----

Facebook anuncia nova plataforma social

Saiba como foi a conferência do Facebook

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.