PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Google compra patentes da IBM

Hoje importante no setor de smartphones, Google não quer ficar para trás no quesito patente

Por Nayara Fraga
Atualização:

Propriedade intelectual não é o forte do Google. Mas isso não significa que a companhia não queira ganhar relevância nessa área. Para aumentar seu portfólio de patentes, ela está se mexendo: comprou mais de mil patentes da IBM neste mês, segundo o "Los Angeles Times".

PUBLICIDADE

O Google não quis comentar o valor da negociação. "Como muitas empresas de tecnologia, às vezes nós vamos adquirir patentes que são relevantes paras as necessidades de nosso negócio", disse ao jornal um porta-voz do Google. A IBM não comentou o assunto.

Outras patentes que devem aparecer no portfólio do Google, em breve, são as de tecnologias de comunicação sem fio da empresa InterDigital. Na semana passada, o "Wall Street Journal", citando pessoas próximas ao assunto, noticiou que a gigante de buscas deu início a uma negociação com a companhia. (Veja no Link.)

De fora. Recentemente, um grupo de companhias se uniu para comprar 6 mil patentes leiloadas pela Nortel, falida empresa canadense, e deixou de fora o Google. Apple, Microsoft, Sony, RIM, Ericsson e EMC gastaram US$ 4,5 bilhões com a aquisição. O Google, sozinho, havia oferecido US$ 900 milhões pelo material. (Veja aqui.)

Guerra de patentes. Desde que o Google resolveu se aventurar no setor de smartphones, com seu sistema operacional Android (na foto acima, no aparelho Nexus S), os concorrentes travam uma Guerra Fria entre si. A disputa se resume a Google, Apple e Microsoft e envolve tribunais eagências de regulação nos EUA. (Saiba quem processa quem no Link.)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.