Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Google deve anunciar sistema de pagamento com celular

PUBLICIDADE

Por Nayara Fraga
Atualização:

O gigante de buscas lançará um sistema de pagamento que vai permitir comprar produtos apenas com o celular, sem o uso do cartão de crédito físico, informou na terça-feira, 24, o jornal "The New York Times". Conhecido como "mobile wallet" (carteira-móvel, em português), o serviço estará disponível, em princípio, para quem possui o smartphone da Google, Nexus S (foto), nos Estados Unidos, seja cliente do Citibank e tenha um cartão MasterCard.

PUBLICIDADE

As informações não são oficiais. O "Times" diz tê-las obtido por meio de pessoas ligadas ao negócio. O sistema funcionaria por meio de número de cartão de crédito emitido pelo banco e por um cartão virtual Google Mastercard.

O pagamento será possível por causa do chip NFC (Near Field Communication) existente no Nexus S. Bastará aproximar o aparelho ao terminal de cartão da Mastercard Pay Pass para efetuar a compra.

O jornal diz ainda que Google, Citibank e MasterCard fecharam parceria com as lojas de departamento Macy´s, as lojas de roupa e acessórios American Eagle Outfitters e as lanchonetes Subway, as quais terão de atualizar seus terminais. No início, apenas estabelecimentos de Nova York e San Francisco participarão do negócio.

A tecnologia das carteiras-móveis, conhecidas também como carteira-celular ou carteira-digital, ainda não foi adotada amplamente pelas companhias em virtude do número de partes necessárias no negócio, como banco, operadora de telefonia, empresa de cartão de crédito e estabelecimentos comerciais.

Publicidade

No início deste mês, a Visa anunciou uma carteira-digital que estará disponível no segundo semestre nos Estados Unidos e no Canadá (veja neste post). Independentemente de quando o sistema da Google for lançado, o cenário já promete concorrência. A conferir quem larga na frente.

Colaborou Sílvio Crespo, do Radar Econômico

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.