PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Google I/O: o que esperar da conferência para desenvolvedores

Nova versão do sistema operacional Android é aguardada

Por nayarasampaio
Atualização:

Uma nova versão do sistema operacional mais popular do mundo, o Android, deverá ser apresentada pelo Google em sua conferência para desenvolvedores - Google I/O -, que começa hoje em São Francisco, nos Estados Unidos e será transmitida online.

PUBLICIDADE

Dispositivos vestíveis e aparelhos inteligentes para casa são outras inovações esperadas. Um sistema operacional para televisores conectados, possivelmente o Android TV, também é aguardado. O produto poderá bater de frente com as concorrentes Fire TV, da Amazon, e Apple TV. Seguindo o mesmo modelo de negócios do Android para tablets e smartphones, o Android TV poderá ser o sistema oferecido para empresas fabricantes de televisores.

Empresária usa Google Glass durante cadastro na conferência Google I/O (AP Photo) Foto: Estadão

Nos últimos anos, o foco da conferência do Google tem sido smartphones e tablets, mas, para esta edição, espera-se que o uso do Android seja expandido para casas, carros e relógios inteligentes.

Analistas de mercado acreditam que a nova versão do Android seja chamada de Lollipop, seguindo a tradição de nomes de doces (o último é o KitKat). Além disso, poderá ter também um foco em saúde e automação doméstica.

A conferência Google I/O acontece em uma fase de transição para a companhia, que tem como principal fonte de receitas a publicidade via sistema de buscas. Apesar dos usuários de desktops ainda serem os principais geradores de receitas para o Google, a empresa tenta fortalecer seus ganhos publicitários em dispositivos móveis.

Publicidade

Ao mesmo tempo, o Google aposta em inovação, com produtos que ainda podem demorar para chegar ao mercado, como os carros que dirigem sem motorista, o Google Glass, relógios inteligentes e termostatos e detectores de fumaça conectados.

A Google I/O será transmitida online e ao vivo a partir das 13h (horário de Brasília) desta quarta-feira, 25: www.google.com/events/io

(Com informações da AP e da Dow Jones Newswires)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.