Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

HP nomeia novo presidente

Troca-troca. Leo Apotheker dá lugar a Meg Whitman, ex-eBay

PUBLICIDADE

Por Nayara Fraga
Atualização:

Atualizado às 18h58

PUBLICIDADE

Depois de rumores sobre a demissão do presidente da HP correrem a imprensa internacional na manhã desta quinta-feira, 22, a empresa anuncia que nomeou Meg Whitman, ex-presidente do eBay, para o cargo. Ela substitui imediatamente Leo Apotheker, que ocupou o papel durante 11 meses.

Ray Lane, escolhido agora como presidente do conselho de administração, disse em nota que a empresa passa por um momento crítico e precisa renovar sua liderança para aproveitar as oportunidades que vierem. "Meg é uma visionária da (área de) tecnologia com um histórico comprovado de conquistas. Ela é uma comunicadora firme que tem foco nos clientes e profunda capacidade de liderança".

Uma pessoa com conhecimento da decisão do conselho da companhia disse ao "The New York Times" que Meg foi escolhida, entre outras razões, por sua experiência bem sucedida em gerenciar um negócio grande e complexo e por sua habilidade em liderar executivos seniores em momentos de transição em empresas.

Todas essas qualidades eram vistas como pontos fracos de Apotheker, segundo NYT.Segundo a fonte ouvida pelo jornal, ao mesmo tempo em que o conselho gostava de seu plano de mudar a HP para um negócio mais voltado para softwares e serviços, os pobre ganhos da empresa e a insatisfação de integrantes do poderoso comitê executivo da HP com Apotheker acabaram anunciando sua queda.

Publicidade

Reformulação de negócios

Em agosto, a HP revelou ao mercado que pretende se livrar de sua divisão de computadores pessoais -- incluindo smartphones e o recém-lançado tablet TouchPad. Poucos dias depois a empresa resolveu vender o TouchPad com desconto de 80% nos Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.