Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Integrante de grupo hacker é preso nos EUA

PUBLICIDADE

Por Nayara Fraga
Atualização:

Imagem de fundo do perfil do grupo hacker Lulz Security no Twitter

PUBLICIDADE

A polícia americana afirmou ter prendido Cody Kretsinger, de 23 anos, por causa da participação do jovem no ataque virtual contra a Sony Pictures Entertainment, informa nesta sexta-feira, 13, o "The Wall Street Journal". Ele fazia parte do grupo hacker LulzSec, que protagonizou, neste ano, várias invasões a sites de instituições e empresas como CIA, Nintendo e as redes de TV americana PBS e Fox.com. Até uma filial brasileira surgiu no auge dos ataques e tirou do ar sites do governo brasileiro.

Ao atacar a Sony Pictures Entertainment, há cerca de quatro meses, os hackers conseguiram acesso a informações de mais de 1 milhão de pessoas e as publicou em seu site. Nomes, datas de nascimento, endereços, e-mails, números de telefone e senhas de usuários foram descobertos pelos hackers.

À época, a agência de notícias AP ligou para algumas pessoas que estavam na lista para confirmar a veracidade dos dados. Mary Tanning, de 84 anos, residente de Minnesota (EUA), atendeu o telefone e confirmou as informações, incluindo a senha.

O grupo afirmou, na ocasião, que o ataque foi fundamental para "colocar em evidência a vergonhosa segurança da Sony".

Publicidade

Na Justiça

Hackers do grupo People's Liberation Front também estão respondendo por seus atos. Segundo o "Wall Street Journal", Christopeher Doyon, 47, e Joshua John Covelli, 26, foram acusados formalmente pela Justiça americana de participarem do ataque contra o site do condado de Santa Cruz, na Califórnia. A invasão era uma resposta à proibição de acampamento na região.

O People's Liberation Front também é acusado de ligação com outros hackers, como o Anonymous. E Covelli também teria participado do ataque contra o PayPal ocorrido por volta de dezembro de 2010.

Os advogados dos hackers não responderam ao pedido de entrevista do jornal imediatamente.

---- Veja também ----

Publicidade

Hackers atacam Sony e obtêm dados de 1 milhão de pessoas

Hackers publicam documentos da PF

Líder hacker mantinha dados de 75 mil pessoas

Sites do governo sofrem novos ataques

Espanha prende acusados de "hackear" PlayStation Network

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.