As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Site do Instagram está entre os que mais cresceram no Brasil em julho

Nayara Fraga

29 de agosto de 2012 | 14h11

Atualizado às 17h36*

instagram_web.jpg

O Ibope Nielsen Online informou nesta quarta-feira, 29 de agosto, que 83,4 milhões de pessoas acessaram a internet no segundo trimestre de 2012 no Brasil. O número representa um aumento de 7% em relação aos 77,8 milhões de usuários do mesmo período do ano passado e 1% ante o público do primeiro trimestre de 2012.

Em comunicado, a instituição relata que o acesso a sites esportivos cresceu 2,3% em julho ante junho, alcançando 21,9 milhões de usuários únicos. Já a audiência da categoria sites de fotos cresceu mais nesse período: 3,2%, atingindo 14,1 milhões de usuários. “Nos últimos meses, cresceu a visitação a sites de serviços de fotografias que permitem melhorar fotos de celular para publicações em redes sociais”, diz o Ibope Nielsen Online no comunicado.

Ao falar do aumento de visitas na categoria “sites de fotos”, a instituição está referindo-se ao Instagram, o popular aplicativo para compartilhamento de imagens em iPhone e Android, que chegou à web no dia 28 de julho. (Mais cedo, este blog apenas comentava a coincidência do crescimento da categoria com a chegada do Instagram à web. Mas a assessoria de imprensa do Ibope confirmou a informação depois .)

Comprada pelo Facebook neste ano por US$ 1 bilhão, o Instagram lançou uma nova versão do site em que se tornou possível comentar e curtir fotos no próprio navegador. No entanto, não é possível fazer o upload de fotos e ver o perfil de outros usuários. O Instagram tem mais de 30 milhões de usuários em vários países.

A pesquisa do Ibope Nielsen Online ainda destaca o aumento, em julho,  da audiência de sites que se encaixam nas categorias eventos, previsão do tempo, destinos de viagens e venda de passagens rodoviárias. Ao lado das páginas de esporte e fotografias, essas foram as que apresentaram maior crescimento de acessos em relação a junho de 2012. O aumento das visitas ao Instagram (3,2%) não representa a maior variação, no entanto, conforme a assessoria. Em números absolutos, a categoria que mais cresceu foi a de eventos, que passou de 3,7 milhões para 4,2 milhões de usuários únicos, ou 12% de aumento.

O estudo contempla o acesso à internet em qualquer ambiente — domicílios, trabalho, escola, lan house e outros locais.

ibope_acesso_net.jpg

Evolução do acesso à internet no Brasil; em comparação, os segundos trimestres de 2009 a 2012

Publicidade
O Ad Relevance, serviço da instituição que monitora a atividade publicitária na internet, indica que mais campanhas estão sendo veiculadas no meio online. Em julho de 2012, foram 7.193, quantidade 32% maior que a vista no mesmo mês de 2011. O número de banners aumentou 34%, de 16.364 em julho de 2011 para 21.846 em julho de 2012.

* Este texto foi atualizado às 17h36 para incluir a informação de que o aumento da visita a “sites fotografias” está ligado ao Instagram.


VEJA TAMBÉM

Instagram é comprado pelo Facebook

E se seus olhos fotografassem com um ‘Instaglasses’

Um modo divertido de levar as fotos do Instagram para o papel

Tudo o que sabemos sobre:

BrasilInstagramInternetsites de fotos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.