Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Inventor do controle remoto sem fio morre aos 96 anos

Atualizado às 20h31

PUBLICIDADE

Por Nayara Fraga
Atualização:

Mudar de canal sem levantar do sofá ou da cama é um luxo inventado por Eugene Polley, que morreu no domingo passado, aos 96 anos, em Illinois.

PUBLICIDADE

Ele ficou conhecido pela criação do controle remoto Flash-Matic, em 1955 (foto abaixo). O dispositivo funcionava por meio de um feixe de luz que acionava células sensíveis na televisão. O problema era que as células não distinguiam muito bem a luz do controle da luz emitida por outras coisas. Além disso, era preciso mirar muito bem o equipamento no receptor da TV para que ele funcionasse.

À época, o invento foi considerado uma grande revolução. Junto com o engenheiro Robert Adler, que melhorou a criação de Polley, ele ganhou um Emmy por seu trabalho com controles remotos. Ele também contribuiu para a criação do videodisc, um precursor do DVD, e do rádio de carro com botões para apertar (no lugar daqueles de girar), segundo o Los Angeles Times.

Há 18 patentes registradas no nome de Polley nos Estados Unidos. O falecimento do engenheiro foi comunicado pela Zenith, onde ele começou sua carreira.

O controle remoto Flash-Matic:

Publicidade

"Um feixe mágico de luz do outro lado da sala (sem fio) liga, desliga (a TV), muda de canal... E você permanece na sua cadeira confortável", diz o anúncio do Flash-Matic, de 1955 (abaixo). "Absolutamente inofensivo a humanos." Não há data precisa de quando o anúncio foi veiculado.

Com a aparência de uma arma, o Flash-Matic foi lançado pela Zenith Radio Corporation (hoje subsidiária da LG Electronics), cinco anos depois do Lazy Bones, um controle que se conectava à TV por meio de um fio. Um ano mais tarde, o colega Robert Adler desenvolveu o Space Command, que usava sons de alta frequência. Os raios infravermelhos só começaram a ser usados nos anos 1980.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.