Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Mãe do FarmVille compra briga com empresa brasileira

PUBLICIDADE

Por Nayara Fraga
Atualização:

Plágio? Zynga acusa Vostu de copiar características de seus games

PUBLICIDADE

A Zynga, produtora dos jogos FarmVille, CityVille e Mafia Wars para o Facebook, entrou com processo na Justiça dos Estados Unidos contra a empresa brasileira de games Vostu, que produz jogos como Pet Mania e MiniFazenda para o Orkut. O motivo seria a violação de direitos autorais -- ou, nas palavras da Zynga, copiar as características-chave de seus produtos, estratégia de produto, branding, missão da empresa, entre outros recursos.

"Nós damos boas-vindas à Vostu na arena dos games sociais, mas uma violação flagrante de nosso criativo trabalho não é uma estratégia de negócio aceitável -- é uma violação da lei", diz o diretor jurídico da Zynga, Reggie Davis, segundo o site de tecnologia TechCrunch. Na página da matéria, um vídeo compara jogos da Zynga com os da Vostu, como PetVille e PetMania, Cafe World e Café Mania, CityVille e Megacity. (Veja aqui.)

Mas a Vostu nega que seu negócio seja apenas copiar os jogos da concorrente. "A Zynga tem sido acusada de copiar tantos jogos, que infelizmente eles perderam a habilidade de reconhecer games como os nossos, os quais são repletos de conteúdo original e têm sido criados independentemente", afirmou o porta-voz da Vostu, Davidson Goldin, de acordo com o TechCrunch.

Segundo avaliação do TechCrunch, a acusação pode representar um grande problema judicial para a Vostu, já que a brasileira teria copiado "até os defeitos dos games da Zynga".

Publicidade

A Vostu foi fundada em 2007 por estudantes de Harvard e é a maior empresa de jogos do Brasil, segundo informações do seu site. Ela está sediada em Nova York e tem escritórios em Buenos Aires e São Paulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.