PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Nokia apresenta protótipo de aparelho flexível

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/QsbZOKahdMw" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Por Nayara Fraga
Atualização:

Depois de apresentar os smartphones Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710, a fabricante finlandesa mostrou na conferência Nokia World 2011, em Londres, o protótipo de um aparelho móvel flexível. Sites de tecnologia internacionais presentes no evento reportam que o aparelho é chamado pela Nokia de "kinetic device".

PUBLICIDADE

Sua diferença para smartphones e tablets encontrados no mercado é a possibilidade de comandar o zoom de imagens, por exemplo, sem tirar as mãos das extremidades do aparelho. A tela não precisa ser tocada. (Veja o vídeo acima.)

-Que tal um computador de papel?-

Embora seja um aparelho com uma real tela OLED, o produto não pode ser comprado por ninguém hoje, lembra o CNET. Não há data estimada para que ele chegue ao mercado.

Como funciona

Publicidade

Ao CNET, um promotor da Nokia explicou que a empresa fizera experiências com nanotubos de carbono cujas propriedades elétricas se modificam quando esticados. Os nanotubos estariam numa substância flexível que permite o controle da tela por meio do manuseio do aparelho.

"Nós ouvimos falar de telas capazes de serem dobradas como um jornal ou enroladas como um tubo, mas a ideia de controlar o aparelho flexionando-o é diferente", diz o Mashable. O site de tecnologia imagina que essa tecnologia possa ser útil para deficientes visuais.

Quando questionado sobre a expectativa de data para lançamento do produto, um dos representantes da Nokia responde em vídeo gravado pela InfoMobile: "Esperamos que em breve".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.