Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Novo Internet Explorer trará ativada a função 'não me rastreie'

PUBLICIDADE

Por Nayara Fraga
Atualização:

A próxima versão do navegador da Microsoft (Iternet Explorer 10 ou IE 10) trará ativada a opção "não rastrear", que previne os usuários de terem seus passos seguidos por empresas de publicidade na web. O recurso já existe no atual IE e no Mozilla Firefox, mas precisa ser ativado manualmente pelo usuário, o que é tarefa trabalhosa para quem não tem familiaridade com as configurações do navegador.

PUBLICIDADE

Apresentar essa ferramenta como um padrão em um navegador popular é novidade. No IE 10, que deve chegar ao mercado junto com o Windows 8, por volta de setembro, o usuário terá de mexer nas configurações e clicar no campo que indica não querer a proteção contra rastreamento, caso essa seja sua vontade, segundo a CNNMoney.

"É uma decisão ousada", diz o site, em referência ao prejuízo que isso pode trazer para grandes empresas que trabalham com anúncios personalizados. De acordo com a reportagem da CNNMoney, a Associação Nacional dos Anunciantes dos Estados Unidos chamou a ideia de "irresponsável".

Em um post, o diretor do Internet Explorer afirma que os consumidores preferem produtos desenvolvidos com a privacidade em mente a aqueles desenvolvidos prioritariamente para coletar suas informações.

A atitude da Microsoft pode ter também, no entanto, alguma dose de marketing. A CNNMoney sugere que por trás da decisão da companhia esteja a perda de participação do Internet Explorer no mercado de navegadores. Com a chegada do Mozilla Firefox e do Google Chrome, a empresa vem cada vez mais perdendo usuários. No Brasil, 45% dos usuários de internet preferem o Chrome, 31% usam o IE e 22% navegam pelo Firefox.

Publicidade

A ideia de "não rastreamos você desde o início" seria, dessa forma, uma isca para atrair usuários.

Privacidade

Ferramenta para conquistar usuários ou não, a opção "não rastrear" levanta reflexões em torno da privacidade online. Há quase dois anos discute-se nos Estados Unidos a forma como redes de anunciantes, serviços analíticos e plataformas integradas a redes sociais coletam as migalhas deixadas pelos usuários durante a navegação.

Pesquisadores da Universidade de Stanford estudam o tema (donottrack.us), a Comissão Federal do Comércio (FTC, em inglês) se movimenta e o próprio governo americano sinaliza interesse com uma carta de direitos do consumidor na web. Mas, enquanto não há lei definida, empresas que vivem do recolhimento de dados dos usuários na web ainda relutam em se comprometer. E o usuário continua sem entender direito o que acontece.

O site ReadWriteWeb explica que a proposta ainda é um "tudo ou nada": ou você renuncia ao rastreamento, que inclui uma navegação mais personalizada, ou você permite que os sites que você visita distribuam informações sobre você a terceiros sem o seu conhecimento.

Publicidade

O problema seria, no caso de optar pelo não-rastreamento, não poder usufruir das vantagens oferecidas pelos sites. Um advogado especialista em privacidade entrevistado pelo site conta que, ao usar um aplicativo para evitar rastreamento, perdeu alguns itens de personalização - os sites de clima e tempo não mais memorizam seu CEP para indicar a temperatura local e o Twitter não sugere mais usuários que ele pode seguir. "Supostamente, os websites podem se programar para não funcionar ou oferecer funcionalidade limitada com o DNT (do not track /não rastrear) ativado.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Para as empresas de publicidade, o rastreamento é um jeito eficiente de direcionar anúncios aos usuários segundo suas preferências (captadas na navegação). "A maioria das pessoas tendem a desconsiderar o fato de que a internet é basicamente grátis... e isso está ligado, não em pequena parte, à receita gerada pela publicidade dirigida", disse ao ReadWriteWeb o diretor de privacidade da empresa de marketing Eloqua, Dennis Dayman.

Quem quiser ativar a opção do não-rastreamento para avaliar seus prós e contras deve, no Internet Explorer, ir a Ferramentas > Segurança > Proteção contra rastreamento; e, no Mozilla Firefox, Botão Firefox > Opções > Opções > Privacidade > Notificar aos sites que não desejo ser rastreado. (O caminho no Internet Explorer será esse se o Windows instalado no computador for o Windows 7. Do contrário, o passo a passo será um pouco diferente. Mas o ponto de partida será sempre o item Ferramentas.)

- VEJA TAMBÉM -

LINK: 'Privacidade será o tema mais importante', diz CEO da Mozilla Corporation 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.