PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Todos querem fotografar papa Francisco

Por Mariana Congo
Atualização:

Não basta ver o papa, é preciso fotografar. Um olhar atento para as imagens da visita de papa Francisco ao Brasil deixa claro o que os números de mercado já mostram: as vendas de câmeras digitais, smartphones e tablets saltaram nos últimos anos. Desde que o último papa esteve no Brasil, em 2007, o número de celulares mais que dobrou.

Na seleção de imagens abaixo, é possível visualizar a mudança de comportamento do brasileiro:

Papa Francisco na favela Varginha, no Rio de Janeiro: quantas câmeras e smartphones é possível contar na imagem acima? (Fotos: EFE/Luca Zennaro Pool) Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Ao alto: câmeras procuram melhor ângulo, mãos tentam tocar papa Francisco, no primeiro dia da visita ao Brasil (Fotos: Estadão/Marcos de Paula) Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Papa Francisco desfila de papamóvel na praia de Copacabana: centenas de telas iluminadas e flashes (Fotos: Reuters/Ricardo Moraes e Estadão/Wilton Junior) Foto: Estadão

Bento XVI

Em 2007, ano da visita do papa Bento XVI ao Brasil, o País tinha 120,9 milhões de linhas de celulares. O número mais que dobrou em quase seis anos, para 265,7 milhões de linhas em junho de 2013, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 Foto: Estadão

Papa Bento XVI em São Paulo, na Sé: fotos são tiradas com celulares simples e câmeras digitais (Fotos: Nilton Fukuda/Estadão) Foto: Estadão

Papa João Paulo II

Publicidade

O primeiro papa a pisar em terras brasileiras foi João Paulo II, em 1980. Na época, o Brasil tinha cerca de 31 mil linhas de telefones públicos.

Bandeiras para saudar o papa João Paulo II em 1980 ( Foto: Estadão/Arquivo)

Apenas uma câmera tenta fotografar João Paulo II em 1980, no Rio ( Foto: Estadão/Rolando)

Na segunda visita de João Paulo II ao Brasil, em 1991, o País tinha apenas 6.700 linhas de telefones celulares. O boom da telefonia móvel viria alguns anos depois. Em 1996, o Brasil tinha 2,7 milhões de linhas móveis, segundo a Anatel.

 Foto: Estadão

Papa João Paulo II em Salvador, 1991 ( Foto: Estadão/ Vidal Cavalcante)

PUBLICIDADE

Dados de mercado

As câmeras digitais venderam muito em 2011. Segundo a empresa de estudos de mercado GFK, na comparação de 2011 com o ano anterior, o mercado de câmeras digitais cresceu 104% em volume. Já em 2012, teve queda de 2,4%.

Enquanto isso, o mercado de smartphones também está em rápida expansão: cresceu 51% em 2012 e 111% em 2011. Já a categoria de tablets - criada com o lançamento do iPad da Apple em janeiro de 2010 - deu um salto de 222% na passagem de 2011 para 2012.

Publicidade

--

VEJA TAMBÉM

Acompanhe a visita de papa Francisco ao Brasil

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.