Canal do Panamá completa 100 anos
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Canal do Panamá completa 100 anos

Obra de engenharia encurtou distâncias e mudou o panorama do comércio mundial

Cley Scholz

16 de agosto de 2014 | 11h38

Canal que revolucionou o comércio mundial completa cem anos com obras de duplicação (Foto:Efe)

O centenário do canal de navegação que encurtou a distância entre os oceanos Atlântico e Pacífico e revolucionou o comércio mundial é comemorado esta semana com festa de gala no Panamá. Além de celebrar uma das maiores obras da engenharia humana, o País está envolvido atualmente em um projeto que vai duplicar o Canal do Panamá.

Nos discursos das autoridades, todos destacaram a importância da obra para o futuro das novas gerações. A duplicação deve ser concluída em dezembro de 2015 e começa a funcionar em 2016.

A Frente Nacional pela Defesa dos direitos Econômicos e sociais (Frenadeso), que reúne organizações sindicais e sociais do Panamá, criticou a festa do centenário, que considera ‘elitista’. “O Panamá autêntico, que tornou possível a construção do canal e que fez o possível para que ele seja panamenho, não foi convidado”, afirma um comunicado da organização. “A mesma oligarquia que acredita fazer parte dos Estados Unidos, que vergonhosamente chama de irmão maior, difunde esta visão pelos meios que controlam”, acrescenta a nota.

Tudo o que sabemos sobre:

Canal do Panamá