Criador da garrafa de shoyu morre aos 85
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Criador da garrafa de shoyu morre aos 85

Designer também projetou o trem bala e a moto Yamaha VMAX, mas ficou famoso pela garrafa que teve mais de 300 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro

Economia & Negócios

10 Fevereiro 2015 | 09h21

O monge budista e designer Kenji Ekuan, criador da garrafa de shoyu

O monge budista e designer Kenji Ekuan, criador da garrafa de shoyu

Morreu aos 85 anos no Japão o designer Kenji Ekuan, inventor da garrafinha de molho de soja em forma de funil e com tampinha vermelha que já teve mais de 300 milhões de unidades vendidas no mundo, segundo o jornal The New York Times.

Ele também desenhou motos Yamaha e o trem bala Komachi que liga Tóquio e norte do Japão. Venceu inúmeros prêmios internacionais.

A garrafa foi concebida por Kenji Ekuan para a empresa Kikkoman em 1961, em homenagem à sua mãe, que derramou molho soja certa vez ao usar uma garrafa de meio litro de shoyu, o tradicional acompanhamento do sushi  e do sashimi,  pratos preparados com peixe cru.

Kenji morreu sábado, 8, em Tóquio, de problemas cardíacos.

Trem bala desenhado por Kenji Ekuan (Reuters)

Trem bala desenhado por Kenji Ekuan (Reuters)

Kenji teve uma história dramática. O irmão mais novo morreu vítima da bomba atômica em Hiroshima, e o pai morreu anos depois, com os efeitos radioativos.

Os estragos da guerra o levaram a desenhar objetos do cotidiano, acessíveis a todos. Seu princípio de era o da “democratização” dos bens e da beleza, para torná-los acessíveis a todos. Ele estudou artes na universidade de Tóquio e depois estudou design no Art Center College em Pasadena, na Califórnia. Antes, foi monge budista. Ele fundou seu estúdio de design em 1957, agora chamado GK Design Group.

Yamaha VMAX criada por Kenji Ekuan (Divulgação)

Yamaha YZ 450 desenhada por Kenji Ekuan (Divulgação)

Leia também:

ENTREVISTA: Design para saborear

 

Mais conteúdo sobre:

Design