Economia & Negócios
10 de fevereiro de 2015 | 09h21
Morreu aos 85 anos no Japão o designer Kenji Ekuan, inventor da garrafinha de molho de soja em forma de funil e com tampinha vermelha que já teve mais de 300 milhões de unidades vendidas no mundo, segundo o jornal The New York Times.
Ele também desenhou motos Yamaha e o trem bala Komachi que liga Tóquio e norte do Japão. Venceu inúmeros prêmios internacionais.
A garrafa foi concebida por Kenji Ekuan para a empresa Kikkoman em 1961, em homenagem à sua mãe, que derramou molho soja certa vez ao usar uma garrafa de meio litro de shoyu, o tradicional acompanhamento do sushi e do sashimi, pratos preparados com peixe cru.
Kenji morreu sábado, 8, em Tóquio, de problemas cardíacos.
Kenji teve uma história dramática. O irmão mais novo morreu vítima da bomba atômica em Hiroshima, e o pai morreu anos depois, com os efeitos radioativos.
Os estragos da guerra o levaram a desenhar objetos do cotidiano, acessíveis a todos. Seu princípio de era o da “democratização” dos bens e da beleza, para torná-los acessíveis a todos. Ele estudou artes na universidade de Tóquio e depois estudou design no Art Center College em Pasadena, na Califórnia. Antes, foi monge budista. Ele fundou seu estúdio de design em 1957, agora chamado GK Design Group.
Leia também:
ENTREVISTA: Design para saborear
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.