Foto do(a) blog

Imagens do mundo das finanças e negócios

Spa bovino tem cama, banho e coçador para vacas leiteiras

Vacas produzem até oito litros a mais de leite por dia com o tratamento vip, garantem veterinários

PUBLICIDADE

Por Cley Scholz
Atualização:

Spa bovino eleva produção das vacas leiteiras, garantem veterinários ( Foto: divulgação)

SÃO PAULO - Um verdadeiro spa bovino foi preparado para receber os animais na Rural Show 2014, feira agropecuária realizada em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. O evento vai até domingo, 20.

PUBLICIDADE

O espaço aconchegante para descanso das vacas é dedicado ao bem-estar animal, para demonstrar a diferença que o tratamento especial faz na vida produtiva das criações. Segundo veterinários, as vacas podem produzir até oito litros a mais por dia quando bem tratadas em ambientes confortáveis.

O spa bovino tem ventiladores, chuveiro para aspergir água e refrescar o ambiente, camas feitas de serragem e até um coçador, uma espécie de escova gigante que serve como um massageador para a vaca.

O equipamento funciona através de um sensor automático de toque e precisa de um impulso de força para que comece a proporcionar a sensação de relaxamento.

Segundo a organização da feira, o espaço proporciona mais conforto para os animais, aumentando a longevidade, diminuindo o estresse e reduzindo os problemas sanitários.

Publicidade

O espaço também tem menos impacto ambiental, pois os dejetos são distribuídos na lavoura como adubo, já fermentados em um galpão, segundo o médico veterinário da Cooperativa Piá, Carlos Schuenemann.

"O nosso objetivo é alcançar sempre uma produção consciente e de qualidade. A vaca se sente melhor, descansa mais, se alimenta melhor e, com isso, melhora e aumenta a qualidade do leite", explica o veterinário Marcelo Wittmann. "A utilização desse sistema pode aumentar em até oito litros de leite por vaca por dia".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.