Tentando parecer ‘comum’, premiê britânico come cachorro-quente com garfo e faca
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Tentando parecer ‘comum’, premiê britânico come cachorro-quente com garfo e faca

O comportamento de David Cameron virou piada nas redes sociais e ganhou destaque na imprensa internacional

Economia & Negócios

08 de abril de 2015 | 12h14

(Malena Oliveira)

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, chamou a atenção da imprensa internacional na tentativa de parecer uma pessoa comum. A um mês das eleições gerais, o candidato do Partido Conservador virou piada nas redes sociais por comer cachorro-quente usando garfo e faca.

cameron_reuters_blog

A atitude de David Cameron foi motivo de piada na web (Foto: AFP)

Cameron foi fotografado durante um evento de campanha em que tentava quebrar preconceitos. De família abastada, o político estudou em um colégio de elite, mas tenta afastar a imagem de “sangue azul” ao concorrer novamente ao posto máximo no governo de seu país em uma disputa acirrada.

A estratégia é semelhante à de seu principal opositor, Ed Miliband, do Partido Trabalhista. Em um contexto de austeridade fiscal e crise econômica, ambos querem se aproximar das classes menos favorecidas para evitar que eleitores migrem para partidos mais radicais, tal como o que houve com o Syriza, na Grécia.

Em janeiro, Alexis Tsipras venceu as eleições no país com um discurso de oposição aos cortes de gastos e reformas propostas por credores. Agora, a Grécia tenta renegociar sua dívida com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Tsipras enfrenta um dilema: cumprir seu discurso sob o risco de piorar a situação do país, ou se dobrar aos credores e decepcionar seus eleitores.

Mas, voltando a David Cameron, vale lembrar que ele não fez cerimônia para saborear seu hot dog em 2012, durante uma visita aos Estados Unidos. Na ocasião, o premiê assistiu a um jogo de basquete ao lado de Barack Obama e não precisou de garfo e faca para comer seu lanche. (Com agências internacionais).

camerondog_reuters_blog

David Cameron em 2012, com Barack Obama (Foto: Reuters)

Mais conteúdo sobre:

David Cameron