IR: está chegando a hora

Estadão

09 de fevereiro de 2010 | 18h29

Está chegando aquele período do ano em que os menos organizados como eu começam a caçar papéis pela casa: a hora de fazer a declaração de Imposto de Renda (IR). Tudo bem que o prazo termina só em 30 de abril, mas já é hora de começar a separar a papelada. No dia primeiro de março, a Receita coloca o programa à disposição em seu site. As empresas têm até o dia 26 de fevereiro para entregar aos seus empregados o comprovante de rendimentos.
Tem gente que gosta de entregar a declaração nos primeiros dias como estratégia para receber a restituição logo no primeiro lote. A Receita não confirma se existe alguma ligação entre os dois fatos, mas não custa tentar. Vale lembrar que o primeiro lote é destinado a pessoas com mais de 65 anos, desde que não tenham pendências. Quem estiver fora desta faixa etária terá de torcer para sobrar espaço no lote.
Mesmo não recebendo logo de cara, a entrega no começo pelo menos tem o bônus de tirar uma obrigação da frente.
Mas atenção, às vezes a Receita muda alguns detalhes do programa no meio do caminho e aí, meu caro, quem correu para ser o primeiro talvez tenha de fazer uma declaração retificadora.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.