Dia mundial da poupança, para pensar no futuro

Você sabia que hoje, 31 de outubro, é o Dia Mundial da Poupança? Não da caderneta, mas do ato de poupar, de postergar o gasto e guardar dinheiro. Investir.

PUBLICIDADE

Por Denise Juliani
Atualização:

"A data foi estabelecida em 1924, durante um congresso internacional de economia na Itália. No Brasil, foi instituída a partir de 1933", conta Álvaro Modernell, especialista em educação financeira. Para ele, não deveria existir um dia especial para a poupança, já que o assunto precisa estar presente no nosso dia a dia.

PUBLICIDADE

Concordo, mas acho também que em tempos de 'gastança'e consumismo exacerbado como o atual, nada como um dia para celebrar a poupança, no qual a gente pode parar para pensar em como vem conduzindo nossa vida financeira. E como o ano está mesmo terminando (dois meses passam voando), que tal começar a preparar o planejamento financeiro de 2012?

O programa Consumidor Consciente, criado pela MasterCard, é uma opção para quem quer aprender mais sobre o assunto. Trata-se de um site de educação financeira que, entre outras coisas, tem o blog Mister Finanças, comandado pelos consultores Ricardo Pereira e Conrado Navarro, com artigos e dicas. Veja mais em www.consumidorconsciente.org

E a BM&FBOVESPA está com inscrições abertas para vários cursos gratuitos sobre organização das finanças pessoais e investimentos que ocorrem em São Paulo a partir da semana que vem.

No 'Educar Master', por exemplo, são abordados planejamento financeiro, orçamento, controle de despesas e alternativas de investimentos para a formação de um patrimônio a longo prazo. As aulas são nos dias 7 e 8, das 19h às 22h30.

Publicidade

Já o 'Educar Mulheres em Ação' será no dia 14, das 13h30 às 18h. O curso mostrará às alunas como organizar as finanças pessoais e escolher o investimento mais adequado para o perfil de cada investidora. A Bolsa também mantém um site, o Mulheres em Ação, onde estão disponíveis artigos sobre orçamento pessoal, investimento, comportamento, dicas em áudio, vídeos educativos e uma planilha de orçamento pessoal para as interessadas.

O curso 'Educar Família' será nos dias 17 e 18, das 19h às 22h30, e é indicado a quem quer aprender um pouco mais sobre planejamento financeiro da família, organização do orçamento, controle de despesas e alternativas de investimentos para a realização de sonhos, como o da casa própria.

Também já estão abertas as inscrições para duas turmas do curso 'Como Investir em Ações', que serão realizados nos dias 9 e 17 de novembro, ambos das 13h às 18h30. A proposta do curso é explicar aos alunos os conceitos e o funcionamento do mercado de ações, a atuação da Bolsa, a importância do mercado de capitais para o desenvolvimento do País, além de discutir os principais tipos de investimentos para a pessoa física e os primeiros passos para se investir em ações. Inscrições: www.bmfbovespa.com.br/cursos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.