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Missão impossível: marcar todos os exames no mesmo lugar

Por Denise Juliani

Por Denise Juliani
Atualização:

Uma amiga precisou fazer um chek up recentemente e só então se deu conta da dificuldade que é marcar todos os exames de acordo com a própria agenda.

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"Então, senhora", diz a mocinha da central de atendimento, "este exame não precisa agendar, é por ordem de chegada, basta estar na unidade até às dez da manhã". O que? Dez da manhã? Impossível. "Tem uma outra unidade que faz agendamento para este exame e atende até o meio dia, está bom assim? Ok, é um pouco mais longe mas tudo bem, não atrapalha tanto o meu dia. "Só tem um probleminha...", diz a mocinha. "Esta unidade, não faz o outro exame que está na mesma guia, mas tem uma outra na região que faz os dois, só que não dá para agendar". Dio Santo! 

Ainda faltam cinco exames e, para a maioria deles, só tem horário disponível dentro de duas semanas. Como montar este quebra-cabeças de horários, unidades de atendimento, guias e preparações (jejum, nada de esforço na véspera e por aí vai)?

O problema desta minha amiga é que, quando foi contratada, preferiu o plano básico do convênio oferecido pela empresa. Aquele no qual não se cobra nada do funcionário. No plano mais acima, que incorre em um desconto no salário, teria todo o conforto de fazer os exames na unidade vip do mesmo laboratório, com direito a box para guardar as roupas e a bolsa, chinelinho e roupão para migrar de uma sala de exame para outra numa área exclusiva para mulheres.

É claro que o conforto tem seu preço e planos mais baratos não oferecem o mesmo serviço que um mais caro. Então fica assim, o cidadão que gasta mais na mensalidade do plano economiza tempo. Quem paga menos (por opção ou por não poder mesmo), quando precisar usar o serviço vai gastar seu tempo.

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É por essas e outras que os planos de saúde lideram há dez anos o ranking de reclamações do Idec. Em 2007, representavam 17,1% das queixas. Em 2008, pularam para 21,8% e, no ano passado, já eram 22,38% do total de 12.606 atendimentos realizados pelo instituto. Cada vez mais o atendimento dos planos de saúde fica com a cara do sistema púbico: filas, demora para marcar exames e procedimentos, negativa de cobertura...

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