Os filmes que podem ajudar sua carreira

Fernando Scheller

23 de setembro de 2010 | 14h26

O consultor e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Moisés Sznifer, a quem eu entrevistei hoje no Estadão, deu dicas sobre filmes que podem ajudar a incentivar o pensamento criativo, ajudando a carreira de qualquer pessoa que pretenda exercer um cargo de chefia.

São eles:

“Mr. Holland – Adorável Professor” (1995). Direção de Stephen Herek. Com Richard Dreyfuss e Olympia Dukakis. Um professor de música deixaa partitura de lado para ajudar uma aluna a aprender a tocar um instrumento.

“Patch Adams – O Amor é Contagioso” (1998). Direção de Tom Shadyac. Com Robin Williams e Monica Potter. Um paciente ensina ao médico a olhar além das aparências.

“Troia” (2004). Direção de Wolfgang Petersen. Com Brad Pitt e Eric Bana. Dá a dimensão da importância de insights (ideias originais) para a construção de grandes projetos.

“Com o Dinheiro dos Outros” (1990). Direção de Norman Jewison. Com Danny DeVito e Gregory Peck. Mostra que, na hora de tirar uma empresa da crise, a melhor ideia pode vir de fora.

“Beleza Americana” (2000). Direção de Sam Mendes. Com Kevin Spacey e Annette Bening. Na hora de pedir a demissão, às vezes a melhor fórmula é dizer a verdade. E nada mais que a verdade.

“Proposta Indecente” (1992). Direção de Adrian Lyne. Com Robert Redford e Demi Moore. A mensagem não está no filme em si, mas em uma cena específica. Um professor argumenta que é preciso olhar além das aparências para descobrir a função de um objeto.

“O Sucesso a Qualquer Preço” (1992). Direção de James Foley. Com Al Pacino e Jack Lemmon. Baseado em peça de David Mamet, mostra um grupo de vendedores pressionados a atingir as metas do mês.

E você? Tem algum filme que influenciou ou ajudou sua carreira? Partilhe com a gente.

Tudo o que sabemos sobre:

carreiraeconomiafilmesoportunidades

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.