Use o ‘marasmo’ de início de ano para fazer contatos

Fernando Scheller

06 de janeiro de 2012 | 15h46

Todo mundo sabe, a essa altura, que o networking é muito importante para a carreira de qualquer profissional. Neste início de ano, com muita gente em férias e as empresas ainda andando em marcha lenta, fica mais fácil conseguir sair no horário no fim do dia. Pode ser uma boa forma de colocar os contatos em dia.

Mandar um e-mail para aquele ex-colega ou ex-chefe pode ser um bom começo. Se ele (ou ela) estiver na cidade, vale a pena marcar um almoço, um café ou um chope após o expediente. Se ambos estiverem de férias e na mesma cidade, melhor ainda. É possível marcar um horário para conversar descontraidamente. O tema profissão naturalmente vai aparecer.

Um encontro de início de ano é uma forma de o profissional fazer contatos com calma, sem a pressão dos períodos mais estressantes do ano. Além disso, se você não estiver com pressa para trocar de emprego, é também um jeito de entender melhor como o mercado percebe seus valores e habilidades. Quanto mais calmo em relação a uma mudança o trabalhador estiver, melhor será a conversa.

Então, pegue o caderninho de telefones e comece a fazer ligações. Quem sabe uma boa oportunidade profissional não surja de uma conversa informal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.