Artemisia lança curso online em negócios de impacto social

Artemisia lança curso online em negócios de impacto social

A Aceleradora sistematizou informações teóricas e práticas para disseminar conhecimentos que ajudam a transformar a realidade

Claudio Marques

21 de outubro de 2014 | 17h24

artemisia 2

 

Pioneira na disseminação e fomento de negócios de impacto social no Brasil, a Artemisia lança o primeiro curso online em negócios de impacto social. O objetivo da iniciativa é disseminar informações sobre negócios de impacto social para o maior número possível de pessoas. O curso oferece uma introdução à realidade dos negócios de impacto social no Brasil e no mundo. Com uma plataforma desenvolvida com base nas tendências de vanguarda em ensino a distância (EAD), a formação traz detalhes do conceito – com base em dez anos de expertise da  Artemisia, e mostra quem são os empreendedores que estão transformando o Brasil.

Segundo a entidade, o conteúdo foi desenvolvido nos três R: relevância, rigor e relacionamento. Embora seja um conteúdo fixo, mostra-se altamente adaptativo e formatado para que o aluno o molde ao próprio estilo de estudo, uma vez que traz oportunidades para que se possa criar o próprio conteúdo. Com custo acessível – R$ 350 e quatro horas de curso – a formação já está disponível e as inscrições podem ser realizadas no sitewww.artemisia.org.br, até 31 de novembro.

O curso é o único online do Brasil que oferece certificado em negócios de impacto social, emitido após teste aplicado na conclusão das aulas. Por ser uma organização sem fins lucrativos, a ARTEMISIA investirá todo o valor recebido com a formação para potencializar a criação de uma nova geração de negócios comprometidos com a construção de um país com iguais oportunidades para todos.

Conhecimento para transformar

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da  Artemisia, o curso terá por foco as áreas de educação, habitação, saúde e serviços financeiros, permeando todo o conteúdo –  composto por quatro horas subdivididas nos módulos temáticos: Pobreza e por que negócios de impacto social?Como os negócios geram impacto?; e Próximos passos. No primeiro módulo, a contextualização da pobreza no Brasil e no mundo; o significado da pobreza; o conceito Amartya Sen; os negócios de impacto social como resposta para transformar o mundo; e a forma com a qual o negócio se torna rentável e gera impacto social.

No módulo Como os negócios geram impacto, os casos Dr. Consulta, Vivenda, Banco Pérola, Geekie e Carteiro Amigo – negócios de impacto social promissores e que mostram as cinco características básicas: foco na baixa renda, intencionalidade do empreendedor, potencial de escala, rentabilidade, impacto social relacionado à atividade principal e distribuição (ou não) de dividendos. Um dos focos desse módulo é a inovação representada em cada negócio: produto, modelo de receita, distribuição, ativo social, escala ou investimento. O terceiro módulo é dedicado a mostrar como esses negócios fortalecem a cidadania e os direitos individuais. Informações precisas sobre o ecossistema de negócios de impacto social e as oportunidades no campo.

Os professores são Maure Pessanha, diretora-executiva da  Artemisia; Renato Kiyama, diretor da Aceleradora da  Artemisia; Vivianne Naigeborin, assessora estratégica da Potencia Ventures; Thomaz Srougi, empreendedor do Dr. Consulta; Alessandra França, empreendedora do Banco Pérola; Cláudio Sassaki, empreendedor da Geekie; Fernando Assad, empreendedor da Vivenda; e Sila Vieira, empreendedor do Carteiro Amigo.

A  Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a ARTEMISIA possui atualmente escritórios em São Paulo e Recife.

A entidade foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada  por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a ARTEMISIA também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar.www.artemisia.org.br

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.