Empreendedor de sucesso – Clóvis Souza, do site Giuliana Flores

Claudio Marques

23 de dezembro de 2011 | 06h44

CRIS OLIVETTE
Quem tem o hábito de presentear com flores, provavelmente já conhece o site da Giuliana Flores, em operação há onze anos.  A história da empresa, no entanto, começou há 21 anos, quando o proprietário, Clóvis Souza, montou o negócio em São Caetano, no ABC paulista.
“Eu tinha 19 anos e trabalhava em floriculturas desde os dez para ajudar minha família”, conta.  Antes disso, ainda com menos idade, também vendeu flores em um cemitério da zona leste de São Paulo.
Hoje, sua loja virtual é líder no comércio de flores, pelúcias, chocolates e semijoias, realizando 18 mil entregas mensais, em mais de mil cidades brasileiras, para cerca de 400 mil clientes das classes AA, A e B.
De olho no público da classe C, Souza montou há oito anos a Nova Flor, que vende produtos do mesmo segmento pela internet, mas de marcas menos sofisticadas.  “Essa é a empresa do grupo que mais cresce, em alguns anos expandiu cerca de 170% em relação ao ano anterior. “
O empresário também mantém duas lojas físicas e uma terceira no e-commerce.  A Cestas Michelli é a mais nova empresa do grupo, especializada na entrega de cestas de café da manhã, chá da tarde e happy hour.  “Nós investimos muito em tecnologia para garantir eficiência e segurança aos usuários dos sites. “
Apesar de atuar como empresário há duas décadas, Souza ainda se surpreende com o sucesso nos negócios.  “Essa expansão ocorreu graças ao comércio virtual, sem ele eu ainda teria uma loja simples de bairro.  Jamais imaginei chegar a esse nível. “
Para quem sonha em se tornar um empreendedor de sucesso, Souza recomenda: “O empresário deve realmente entender do que faz, porque só assim conseguirá convencer o cliente a comprar.  Além disso, tem de ser apaixonado pelo ramo de atividade em que atua.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.